"Prefeitura de bairro em bairro" anuncia ações de melhorias no Jd. Guadalajara e Caguaçu


19/02/2024


Fotos: Michelle Alves

Por: Eduardo Santinon

 

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” contemplou, na tarde desta sexta-feira (16), o Jardim Guadalajara e o Caguaçu. A primeira localidade fica na Zona Oeste da cidade e a segunda, na Zona Norte. Nessas ocasiões, uma equipe da Administração Municipal ouviu as principais demandas da população e anunciou ações de melhorias, nas diferentes áreas de serviço público, acompanhada de representantes da Câmara Municipal.

A primeira parada foi no Jardim Guadalajara, sendo que a comunidade apontou a necessidade de melhorias no trânsito, além de manutenção na iluminação pública e de podas em árvores do bairro e da Praça Jurandyr Baddini Rocha, indicando, ainda, a necessidade de intensificação nas rondas, para ampliar a sensação de segurança dos moradores.

As medidas começam a ser adotadas de imediato pela Administração Municipal. Por exemplo, durante a noite, a praça será ponto de parada da equipe de ronda da Guarda Civil Municipal (GCM). Outra ação será a proibição de estacionamento de veículos em pontos junto a esse logradouro, para dar fluxo ao trânsito e não comprometer entrada e saída nas garagens das residências.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) lembra que o tráfego pelo bairro terá impacto positivamente também a partir da entrega do Corredor Oeste do Sistema BRT, previsto para ocorrer até o fim de março. A iniciativa engloba o recapeamento das avenidas Dr. Armando Pannunzio e General Carneiro, além de mudanças em pontos de retorno e acesso ao Jardim Guadalajara, ao longo dessa primeira via.

Quanto à poda de árvores e troca de lâmpadas em postes no Jardim Guadalajara, os serviços terão início em 15 dias, realizados por equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

O programa ‘Prefeitura de bairro em bairro’ teve continuidade com a visita ao Caguaçu, que se trata de uma localidade rural. A recuperação e o asfaltamento da Estrada dos Martins foi indicado como necessidade principal dos moradores dessa região.

Diante disso, o Poder Público, em cerca de 30 dias, vai iniciar as obras de melhorias em um trecho aproximado de seis quilômetros dessa via, que é de terra. Haverá a aplicação de material fresado de asfalto, em caráter provisório, até que seja efetivada a pavimentação em definitivo.

Em um primeiro momento, cogitava-se asfaltar um trecho inicial de 2,4 km, mas a obra está sendo revista e um novo projeto executivo será elaborado, para contemplar toda a estrada, com pavimento definitivo. A obra está prevista para ser feita com recursos de financiamento federal e emenda parlamentar.

Nos trechos da via onde já há postes com rede secundária de energia elétrica, também dentro de 30 dias começará a instalação de pontos de iluminação pública com lâmpadas em LED.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” é realizado desde a primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos, em todas as regiões da cidade, ouvindo as demandas dos moradores e providenciando soluções e melhorias. Em cada local, uma comissão de moradores é montada para acompanhar diretamente os trâmites para execução de cada serviço solicitado.

Mais de 100 bairros já foram atendidos pelo programa, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Jardim Bandeirantes, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Dona Tereza, Jardim Iguatemi, Centro, Parque dos Eucaliptos, Jardim Eldorado, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Astro, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Residencial Martinez, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, jardim Boa Esperança, Jardim Nova Esperança, Jardim Residencial Morada das Flores, Vila Barão, Conjunto Habitacional Herbert de Souza, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Vila Eros, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Villágio Torino, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim Nova Horizonte, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Jardim Hungarês, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim Saira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Monte Alpino, Jardim Santa Marta, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP