Como obter


O cartão será cobrado?

R.: Não, os usuários do sistema receberão a primeira via gratuitamente.


Como e onde adquirir o Cartão Cidadão?

R.: Para retirar o Cartão Cidadão é necessário um cadastro simples: apresentar um documento de identificação, será cadastrado nome, nº do documento, data de nascimento e telefone. É necessário também adquirir no mínimo dois créditos. Esses créditos poderão ser utilizados. O cartão pode ser adquirido nas bilheterias dos Terminais, sede da Urbes ou nas unidades das Casas do Cidadão.


Quais são os benefícios do Cartão Cidadão?

R.: O cartão permite integração de apenas um usuário, utilizar mais de uma linha com o pagamento de apenas uma tarifa; ao programa Domingão, quando aos domingos e feriados o desconto da tarifa no cartão é de 1 real; ao IntegraBike para utilizar as bicicletas públicas. E no caso de perda ou roubo do cartão os créditos remanescentes poderão ser transferidos para a outra via do cartão.


No caso de perda ou extravio de qualquer cartão do Sistema, o que fazer?

R.: No caso dos cartões Cidadão, Estudante, Especiais e Sênior o usuário deverá informar imediatamente, pelo telefone 3212-9571 ou 3212-9572, ou ainda pessoalmente, na central de atendimento ao lado da bilheteria II do Terminal São Paulo ou nas unidades das Casas do Cidadão. Será solicitado o bloqueio do cartão. No caso do cartão Vale-Transporte, o usuário deverá comunicar a sua empresa para as providências necessárias do bloqueio e emissão de 2ª via. Após 48h, o cartão estará bloqueado. Depois deste prazo o usuário poderá se dirigir à central de atendimento ou nas unidades das Casas do Cidadão para os procedimentos de emissão da segunda via.


Como obter a segunda via dos cartões do Sistema?

R.: No caso dos cartões Cidadão, Estudante, Especiais e Sênior, após o período necessário para o bloqueio, 48 horas, será analisado o pedido de segunda via (perda, roubo, mau funcionamento, desgastes, limite de utilização etc.). Dependendo do caso haverá necessidade de pagamento da taxa de R$4,00. Preferencialmente a própria pessoa deverá retirar a segunda via do cartão ou autorizar por escrito e apresentar o documento do cadastrado. O documento pode ser o RG, certidão de nascimento ou casamento e carteira de trabalho devendo ser o documento original. No caso do cartão de Vale-Transporte a solicitação deverá ser feita na Empresa empregadora.


Qual o horário de atendimento da Central de Atendimento e Casas do Cidadão?

R.: A Central de Atendimento funciona de segunda a sexta das 8h00 as 16h00 e as unidades das Casas do Cidadão (Ipiranga, Itavuvu, Ipanema, Éden, Brigadeiro Tobias e Nogueira Padilha) de segunda a sexta, das 9h00 as 16h00 e Casa do Cidadão do Paço das 9h00 as 16h30


Como consultar o saldo do cartão?

R.: O saldo pode ser verificado no momento da utilização do cartão no visor do validador, nos “saldímetros” instalados nos terminais e nas unidades das Casas do Cidadão ou através da APP InfoBus que informa o saldo disponível no sistema na data mencionada.


Quais os cuidados com o cartão? Ele descarregará se estiver próximo de algum equipamento eletrônico?

R.: O cartão não deve ser dobrado, riscado, perfurado ou amassado. O cartão não é magnético e sim eletrônico, portanto, não descarregará se estiver próximo a equipamentos elétrico-eletrônicos ou campo magnético.


O que fazer quando o cartão não liberar a catraca?

R.: Poderá acontecer quando o cartão estiver bloqueado, danificado ou com algum problema interno. Neste caso, dirija-se à central de atendimento, ao lado da bilheteria II do Terminal São Paulo ou nas unidades das Casas do Cidadão. Se estiver embarcado, prosseguir a viagem com pagamento da tarifa e quando puder dirigir-se a Central de Atendimento ou nas unidades das Casas do Cidadão.


Após aproximar o cartão no validador para liberar a catraca, há limite de tempo para girá-la?

R.: Sim, há limite de trinta segundos. Após este período, o validador voltará ao status inicial, ou seja, estará aguardando aproximação de qualquer cartão. No caso do usuário que não passou pela catraca, este deverá apresentar novamente o cartão no validador. O visor apresentará a mensagem "cartão pendente" e a catraca será liberada em seguida. Não se preocupe, pois será descontada apenas uma passagem.


O cartão pode ser utilizado por outra pessoa?

R.: Com exceção do Cartão Cidadão, os demais cartões são de uso pessoal e intransferível.


Quantas vezes podem comprar créditos estudante no mês? Pode ser qualquer quantidade?

R.: Podem ser realizadas mais de uma compra até o limite de 50 créditos no mês, o correspondente ao valor de 50 unidades de passe estudante.


Qual o valor da emissão da 2ª via dos cartões?

R.: O valor para emissão de 2ª via é de R$ 4,00.


Onde desbloqueio o uso da bicicleta pública?

R.: Rua Gerson Vieira Neves, 213, Jd. Dois Corações – Sorocaba - de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Telefone/Whatsapp: (15)3326-7568


CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP