Dúvidas

1. O que é o Serviço de Transporte Especial e a quem se destina?

É um serviço de transporte porta-a-porta, destinado a atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, temporária ou permanente, em alto grau de dependência, impossibilitadas de utilizar o transporte coletivo urbano convencional, preferencialmente para as pessoas socioeconomicamente vulneráreis. Seu funcionamento é de segunda a domingo, das 6h às 24h. Ele é regulamentado pelo Decreto 23.346/2017, onde consta todas as regras deste benefício

2. Sou pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, mas consigo utilizar o Transporte Coletivo. Qual serviço devo procurar?

A pessoa com deficiência, mas que consegue acessar o transporte coletivo, deve procurar uma Unidade de Saúde ou Casa do Cidadão para adquirir o Cartão Livre, que também é gratuito e oferece acessibilidade em 100% da frota da cidade. Este serviço (Cartão Livre) é regulamentado pelo Decreto 24.124/2014.

3. Quais os critérios para se candidatar ao serviço? E como obtê-lo?

O critério para se candidatar ao serviço do Transporte Especial é ser pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, que seja atestada por um profissional médico. Além disso, é necessário procurar a SIAS – Secretaria de Igualdade e Assistência Social - em uma unidade do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social - mais próximo de sua residência e apresentar a documentação solicitada. Após deferimento, a solicitação é encaminhada para Urbes para execução, conforme disponibilidade operacional.

4.A Urbes pretende melhorar o serviço de Transporte Especial?

A Urbes tem desenvolvido um grande projeto de reformulação deste benefício aos cidadãos de Sorocaba. Vai desde o recadastramento, para atualização de dados, revisão do regulamento, a fim de adequar às necessidades atuais e demanda dos usuários, e ainda, a contratação de um novo serviço de transporte especial, com veículos mais modernos, confortáveis e acessibilidade total. Em breve teremos um novo serviço na cidade!

5. Quais os canais de comunicação com o Transporte Especial da Urbes?

A Urbes disponibiliza os seguintes canais de comunicação, destinados exclusivamente ao Transporte Especial:

e-mail: transporte.especial@urbes.com.br

Whatsapp: (15) 99742-6812 (somente textos)

telefone: (15) 3331-5003

De segunda a sexta, das 8h às 17h.


Documentos Relacionados

Ficha de Cadastro

Decreto 23.346/2017

Usuários atendidos e fila de espera

Lista dos beneficiários

Lista de espera



HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Pedro de Oliveira Neto, 98 - Jardim Panorama - CEP 18030-275 - Sorocaba/SP