URBES - TRÂNSITO E TRANSPORTE

Dúvidas

1. O que é o Serviço de Transporte Especial e a quem se destina?

É um serviço de transporte porta-a-porta, destinado a atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, temporária ou permanente, em alto grau de dependência, que as impossibilitem utilizar o transporte coletivo urbano convencional, preferencialmente para as pessoas socioeconomicamente vulneráreis. Quem é deficiente, mas consegue acessar o transporte coletivo, pode procurar a Urbes para adquirir o Cartão Livre, que também é gratuito e oferece acessibilidade em 100% da frota da cidade.

2. Quais os critérios para se candidatar ao serviço? E como obtê-lo?

O critério para se candidatar ao serviço é ser portador de alguma deficiência e mobilidade reduzida, que seja atestada por um profissional médico. Além disso, é necessário procurar a SIAS – Secretaria de Igualdade e Assistência Social, apresentar a documentação solicitada para a avaliação socioeconômica e, após deferimento, a solicitação é encaminhada para Urbes para operacionalização da solicitação, conforme disponibilidade.

3. O que é avaliação socioeconômica?

É uma avaliação ampla, que considera todos os gastos da família do solicitante, juntamente com a renda, além das questões de condições de moradia, entre outros. O Serviço de Transporte Especial reserva a preferência para as pessoas socioeconomicamente vulneráreis, que são classificadas de acordo com a renda de até meio salário mínimo por pessoa da família.

4. Minha renda está acima do recomendado. O que devo fazer para utilizar o serviço?

As solicitações de usuários que são classificadas com renda acima do recomendado, serão encaminhadas pela SIAS para o Comitê de Transporte Especial, que é formado com a participação de entidades públicas e privadas, para uma reavaliação em conjunto, podendo ser deferido o acesso ao benefício.

5. Eu já sou usuário do transporte especial. Preciso me recadastrar?

Todos os usuários que utilizam o serviço precisam se recadastrar. É um processo muito importante para atualização de dados, a fim da melhoria do serviço. É importante ressaltar que, no prazo do recadastramento, o serviço continua normalmente.

6. Qual o prazo de recadastramento?

O prazo do recadastramento foi prorrogado! Portanto, todos os usuários deverão procurar o CRAS mais próximo de sua residência até o dia 2 de março de 2018. Quem não realizar o recadastramento poderá ter o serviço suspenso. Portanto, recomendamos que não deixe de fazê-lo.

7. Em caso de dúvidas sobre o recadastramento, a quem devo procurar?

Todo o recadastramento está sendo feito pela SIAS nas unidades do CRAS e CREAS. Portanto, as dúvidas que porventura permanecerem, devem ser tiradas nas unidades dos CRAS e CREAS. Procure o mais próximo de sua residência, ou acesse o site da Urbes para maiores informações.

8. A Urbes pretende melhorar o serviço de Transporte Especial?

A Urbes tem desenvolvido um grande projeto de reformulação deste benefício aos cidadãos de Sorocaba. Vai desde o recadastramento, para atualização de dados, revisão do regulamento, a fim de adequar às necessidades atuais e demanda dos usuários, e ainda, a contratação de um novo serviço de transporte especial, com veículos mais modernos, confortáveis e acessibilidade total.

9. Quais os canais de comunicação com o Transporte Especial da Urbes?

A Urbes disponibiliza os seguintes canais de comunicação, destinados exclusivamente ao Transporte Especial:

e-mail: transporte.especial@urbes.com.br

whatsapp: (15) 99742-6812

telefone: (15) 3331-5003

site: www.urbes.com.br



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