Prefeitura realiza blitz de controle de ruído na Zona Norte e autua veículos irregulares


09/02/2024


Fotos: GCM e Sema

Por: Eduardo Santinon

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Guarda Civil Municipal (GCM), realizaram nova blitz de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas. Desta vez, a ação ocorreu no fim da tarde de quarta-feira (7), no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Dr. Fernando Costa, na Zona Norte da Cidade.

Ao todo, 20 motocicletas foram abordadas, das quais 11 foram avaliadas pela equipe da Sema, com o uso do equipamento sonômetro (medidor dos níveis de intensidade do som). Sete delas foram autuadas por infração ambiental, no valor de R$ 3.099,52 (Lei Municipal nº 11.367/2016). Ao passo que os agentes de trânsito da Semob emitiram oito autuações a motociclistas por irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No total, houve três veículos apreendidos.

O objetivo da operação integrada é coibir a poluição sonora na cidade, causada pelos escapamentos desregulados de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.

Em janeiro passado, houve blitze desse tipo em três pontos da Zona Norte da cidade: na Rua Gabriel de Lara com a Avenida Santos Dumont, no Jardim Ana Maria; na Rua Antônio Joaquim Lisboa com a Avenida J. J. Lacerda, no Jardim Sorocabano; e na Avenida Vinícius de Moraes com a Rua Marco Antônio Ferraz, no Parque São Bento. Nas três ocasiões foram aplicadas, no total, 26 autuações de trânsito e 13 por infração ambiental, além de seis motocicletas serem apreendidas.

Em 2023, de janeiro a dezembro, houve 17 blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas. Nesse mesmo período, 75 motocicletas foram avaliadas e emitidas 45 autuações por infração ambiental. Na ocasião, as ações contaram, inclusive, com a participação da Polícia Militar (PM), que também realiza esse tipo de fiscalização no dia a dia.

A Sema disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são repassados às autoridades de segurança que atuam na cidade, para o planejamento das próximas ações integradas. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/ .

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP