Prefeitura de Sorocaba inicia 2024 com 47 ações educativas de trânsito programadas para janeiro


29/12/2023


 

Fotos: Semob

Por: Eduardo Santinon

 

Ao longo de 2023, são 436 atividades do tipo realizadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob), contemplando mais de 86 mil pessoas. A última delas ocorre na noite desta sexta-feira (29)

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), definiu um calendário com 47 ações educativas de trânsito para iniciar 2024. As atividades, totalmente gratuitas, e a maioria delas voltada ao público em geral, vão ocorrer em pontos estratégicos da cidade, entre os dias 2 e 31 de janeiro. Ao todo, serão trabalhadas 12 temáticas diferentes, baseadas em abordagens a públicos específicos no trânsito, tais como motociclistas, pedestres e motoristas.

Nesse mês, a Semob vai priorizar as ações que orientam sobre a obrigatoriedade de dar seta ao fazer uma conversão (13 atividades), o risco e a gravidade de dirigir alcoolizado (sete atividades), além do uso adequado da faixa de travessia de pedestres (seis), risco de usar o celular enquanto dirige (seis) e cuidados para motociclistas (seis), entre outros assuntos.

“Como janeiro é período de férias escolares, não haverá programação em estabelecimentos de ensino, diferentemente dos meses anteriores, quando palestras e teatros foram proporcionadas aos alunos. Haverá apenas quatro, no fim do mês, mas em entidades e bibliotecas municipais. Em contrapartida, as ações, neste momento, serão centralizadas nas ruas, nos espaços públicos e em  estabelecimentos comerciais com grande fluxo de veículos, por meio de blitze, encenações e abordagens diretas”, destaca a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

Logo no dia 2 de janeiro (terça-feira), haverá entrega de material educativo, sobre segurança no trânsito, na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste, das 9h às 11h, e sobre a importância de não utilizar o celular ao volante, das 14h às 15h30, no Confiança Supermercados, da Avenida Armando Pannunzio, nessa mesma região da cidade. Ao passo, que no dia 3 (quarta-feira), o enfoque será o uso adequado da faixa de travessia de pedestres, com encenação de mímicos e entrega de folhetos, respectivamente, na Rua Padre Luiz (fundos da Catedral Metropolitana) e no cruzamento entre essa mesma via e a Rua da Penha, das 8h30 às 11h30.

Na quinta-feira (4), serão quatro atividades ao longo do dia, sendo duas pela manhã e duas à tarde, destacando: entrega de material educativo, uso de seta, celular ao volante e encenação em tempo fechado de semáforo, para alertar motoboys quanto a necessidade do respeito aos limites de velocidade nas vias. Na sexta-feira (5), a equipe de arte-educadores da Semob faz a encenação “Álcool x Direção”, das 8h30 às 11h30, em frente ao Confiança Supermercados (Av. Dr. Américo Figueiredo), e das 14h às 17h, na Avenida Dom Aguirre, na altura da Praça Lions.

Outras atrações programadas para janeiro, ao longo do mês, são: “Celular – Emoji”, “Teatro de Fantoches – Xô acidentes”, Palestra – Educação para o trânsito”, “Álcool x Direção – Blitz”, “Álcool x Direção – Entrega de material educativo”, “Trânsito seguro – Dê seta”, além de “Álcool x Direção – Garrafa”, “Motociclista Seguro – Entrega Segura”, “Faixa Viva – Mímicos” e “Faixa Viva – Entrega de material educativo”.

 

Mais ações e contatos

A Semob está fechando a programação de atividades educativas de 2023 com a realização, de janeiro a dezembro, de um total de 436 ações, que já atenderam mais de 86 mil pessoas. Em 2021 e 2022, ao todo, o público de pessoas atingidas em iniciativas como essas passou de 200 mil pessoas.

Aliás, na noite de quinta-feira (28), a Semob realizou ação educativa em bares na região central da cidade, focando o tema do uso de bebida alcoólica de maneira responsável. Nesta sexta-feira (29), das 19h30 às 21h30, uma iniciativa semelhante será promovida na Zona Oeste da cidade, em estabelecimentos localizados na Avenida Elias Maluf e redondezas.

“Entregamos folhetos com o enfoque: ‘Quando beber, não dirigir. Saiba como ir e voltar para suas festividades’. Devido às festas de fim de ano, é importante alertar sobre isso, sobretudo, devido à proximidade do Réveillon, quando os motoristas, em hipótese alguma, devem ingerir bebida alcoólica antes de dirigir”, diz o agente de trânsito Altair Farias, que integra a equipe de Educação para o Trânsito da Semob.

“Mas fica a recomendação de que o condutor, assim como o pedestre, sempre respeite a sinalização de trânsito e dirija com toda responsabilidade, como forma de contribuir para um trânsito sempre mais seguro para todos aqueles que compõem a mobilidade urbana”, complementa Cibele Soares.

O calendário completo das ações educativas de trânsito da Semob, para o mês de janeiro, pode ser conferido nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba). Por sua vez, o agendamento de palestras e teatros para fevereiro, em escolas e demais locais de interesse, pode ser solicitado pelo site da Urbes (www.urbes.com.br), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Basta “Abrir Manifestação” e preencher o formulário.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP