Urbes inicia processo de renovação do Alvará de Transporte Escolar 2024


27/12/2023


 

Foto: Eduardo Santinon

Por: Eduardo Santinon

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, iniciou o processo de Renovação do Alvará do Transporte Escolar 2024. Todo o procedimento é feito no formato on-line. Os condutores escolares interessados em continuar a prestar esse serviço deverão acessar www.urbes.com.br e clicar no banner “Renovação Alvará Transporte Escolar 2024 – Primeiro Semestre”, disponível na página inicial do site.

A renovação do Alvará Escolar é realizada anualmente, durante o mês de janeiro. Porém, a Urbes antecipou essa data de abertura, uma vez que o protocolo de solicitação é necessário para agendamento da vistoria veicular a cargo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Isso porque, o órgão estadual definiu as datas de 2 a 31 de janeiro de 2024, para agendamentos e recebimento dos documentos de motoristas que se enquadram na categoria de pessoa física, e os dias 5, 12, 19 e 26 de janeiro para pessoas jurídicas.

O Detran-SP traz como novidade, para o próximo ano, a autorização para que as vistorias veiculares também possam ser realizadas pelas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), cuja relação dessas empresas credenciadas podem ser consultadas no site do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro): www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp.

“Inclusive, a Urbes estará com uma equipe de fiscalização presente em todos os dias dos agendamentos junto à sede do Detran, a fim de realizar a verificação do cumprimento da legislação municipal e instalando o selo autorizador para o 1º semestre de 2024 e, a partir disso, a finalização de todo o processo para a renovação, que ocorrerá num mesmo local”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

 

Sobre o processo

Após o envio de toda a documentação e avaliação da Urbes, o protocolo de atendimento para renovação do alvará do transporte escolar será gerado e encaminhado via e-mail cadastrado pelo condutor escolar. A Urbes orienta que os condutores verifiquem com a unidade local do Detran-SP quais os documentos necessários para atendimento à vistoria obrigatória.

Sergio Barreto lembra também que é importante que o interessado fique atento aos documentos pendentes (especificados no protocolo da Urbes), até a conclusão de todo o processo de renovação, quer inclui, ainda, laudo de opacidade, cartão de autorização de transporte escolar do Detran e taxa de expedição Urbes. “O Selo Autorizador e o Alvará somente serão liberados após regularização de todas as pendências”, complementa.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 3519-3100 (ramais: 3271/3267/3266) e (15) 3519-3112/3115/3171.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP