Prefeitura de Sorocaba programa calendário de dezembro com 55 ações educativas de trânsito


01/12/2023


 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), programou 55 ações educativas de trânsito para serem realizadas ao longo do mês de dezembro. Elas são todas gratuitas e ocorrem em escolas, empresas e pontos estratégicos da cidade, entre os dias 1 e 29/12. Ao todo, serão trabalhadas 10 temáticas diferentes.

Nesse mês, a Semob vai priorizar as ações que orientam sobre o uso adequado da faixa de travessia de pedestres. Serão 16 atividades com esse tema. Também dará foco sobre o risco e a gravidade de dirigir alcoolizado, em nove ações, além de sete outras sobre a obrigatoriedade de dar seta ao fazer uma conversão, além de outros assuntos também muito importantes.

“No fim do ano, o movimento no Centro e em outros pontos da cidade aumenta bastante, devido às compras de Natal, por isso, vamos focar mais na questão da segurança dos pedestres ao atravessarem as ruas, por exemplo. Da mesma forma, devido às festas, é importante também alertar, sobretudo próximo ao Réveillon, que os motoristas em hipótese alguma devem ingerir bebida alcoólica antes de dirigir”, destaca a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

Assim, a programação se inicia nesta sexta-feira (1), com duas atividades voltadas para os estudantes. Das 8h30 às 11h30, os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI-65) Santo Agostinho, no Jardim Novo Mundo, assistem ao teatro de fantoches “Xô acidente”. Das 11h às 13h, tem entrega de material educativo de trânsito “Aluno Seguro”, na porta da Escola Municipal “Prof.ª Maria Domingas Tótora de Góes”, na Vila Carol.

“No mês todo, serão 10 atividades diferentes em escolas ou ao público interno de empresas. E o agendamento de palestras e teatros para 2024, seja em escolas e demais locais de interesse, já pode ser solicitado”, adianta o agente de trânsito Altair Farias, que também integra a equipe de Educação para o Trânsito da Semob.

A solicitação deve ser feita pelo site da Urbes (www.urbes.com.br), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Basta “Abrir Manifestação” e preencher o formulário.

As demais atividades que serão realizadas durante dezembro são: “Álcool x Direção – Garrafa”, “Trânsito Seguro – Dê seta”, “Faixa Viva – Mímicos”, “Faixa Viva – Cones”, Faixa Viva – Entrega de material dducativo”, “Celular – Emoji” e “Motociclista Seguro – Entrega Segura”.

O calendário completo das ações educativas de trânsito pode ser conferido nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP