Prefeitura de Sorocaba e Urbes apresentam sistema inédito no Brasil de pagamento por aproximação de celular no transporte coletivo


12/08/2022


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mobilidade (Semob), e a Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a empresa de tecnologia Primova e as operadoras City, Consor e BRT, apresentou à imprensa e convidados, em ato realizado no Terminal Vitória Régia, na Zona Norte, na manhã desta quinta-feira (11), o novo sistema de pagamento por aproximação de celular, pioneiro no Brasil e que já está disponível em 100% do transporte coletivo do município.

O sistema, disponibilizado pelo aplicativo chamado Cittamobi, compatível com todos os tipos de celular (iOS e Android), une tecnologia e inovação, colocadas ao alcance das mãos do usuário e facilitando seus deslocamentos na cidade. Sorocaba é a primeira cidade do País a contar com a tecnologia em toda a frota de ônibus.

Dessa forma, tanto passageiros diários, bem como visitantes que estejam passando pelo município poderão usufruir dessa facilidade nos terminais Vitória Régia, São Bento, Santo Antônio e São Paulo, nas 22 estações do BRT e nos ônibus das operadoras BRT, Consor e City.

O pagamento por aproximação de celular é tecnicamente chamado de ABT (Account Based Ticketing, que significa bilhetagem baseada em contas) e oferece uma experiência totalmente digital, permitindo a liberação da catraca, sem a dependência de cartões de transporte e da compra de créditos e recargas.

Para fazer uso da plataforma, basta instalar o aplicativo Cittamobi, gerar o cadastro, inserir o valor desejado e, ao entrar em um dos acessos (terminal, estação ou ônibus), abrir o App, aproximar o celular do dispositivo para a leitura disponível e autorizar a compra. A catraca será imediatamente liberada para a entrada.

“Sorocaba está vivendo uma verdadeira revolução em várias áreas e na mobilidade urbana não é diferente. Este é mais um avanço tecnológico, no sentido de conferir agilidade, conforto e comodidade ao usuário do transporte público, no seu dia a dia. Isso, ao lado de tantas outras melhorias trazidas, como os novos ônibus com ar-condicionado, internet e entrada USB para carregamento de eletrônicos, os Miniterminais de Ônibus do Cajuru, Éden, Brigadeiro Tobias e Aparecidinha, além de importantes obras de mobilidade que estão sendo entregues na cidade, otimizando o trânsito e melhorando a qualidade de vida da população”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

O co-founder e CEO do Grupo Primova, Paulo Fraga, da empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, destaca que o serviço de pagamento por aproximação de celular é uma tecnologia inédita e que, mais uma vez, Sorocaba sai na frente ao investir em mais benefícios para o transporte coletivo. “A população já vive uma dinâmica intensa com o uso do celular para compras, comunicação, suporte em serviços e outros. Então, nada mais natural que avanços ocorressem também na mobilidade urbana, com o transporte de passageiros que utilizam os ônibus. Essa ferramenta irá facilitar o acesso durante os deslocamentos e ainda será uma maneira de cativar o passageiro conectado, ou seja, aquele que sempre está usando serviços digitais”, frisa o empresário.

A utilização do pagamento com o celular segue uma tendência global para a modernização dos serviços e vem a somar com as demais formas de pagamento existentes. Por isso, em Sorocaba, as opções de bilhetagem (bilhete eletrônico e QR Code), atualmente em funcionamento, serão mantidas, possibilitando que o usuário escolha a de sua preferência.

Fraga explica que, para quem não tem conta bancária, é possível gerar um boleto e pagar na lotérica, assim, democratizando e permitindo o acesso a todos. “Para um futuro breve, o serviço de pagamento por aproximação do celular fará igualmente a inclusão de vale-transporte digital para estudantes e idosos”, complementa, ao detalhar os próximos passos do projeto na cidade.
O evento de apresentação da tecnologia contou, também, com as presenças dos secretários municipais de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto. Ainda, prestigiaram a cerimônia o diretor de Operações do BRT, Manoel Ferreira; e os responsáveis pelo departamento de Tecnologia do Cittamobi, Ricardo Werneck e Emanuele Cassimiro.

“Mais uma vez, Sorocaba está na vanguarda do transporte coletivo. Este é o mais recente dos vários avanços. Por isso, já recebemos vários visitantes de outras cidades e, até mesmo, de outros países, para conhecer o sistema que dispomos em nossa cidade e que veio para facilitar a vida do usuário que utiliza o transporte público no município, ressaltou o diretor-presidente da Urbes.
“É importante citar que, ao lado dessa inovação, estamos realizando também outras melhorias, como a renovação de toda a frota de ônibus que atende a cidade. Todas as pesquisas de satisfação que temos feito apontam para a excelência do transporte público em Sorocaba, que é de altíssima qualidade, comparável a dos países de primeiro mundo”, acrescenta o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

Como utilizar o sistema de pagamento com o celular (App Cittamobi)

1. Faça download do aplicativo Cittamobi na Play Store ou na Apple Store;
2. Entre na Carteira Digital e preencha o cadastro do usuário, indicando seus dados;
3. É possível pagar a passagem de duas formas:
– Clique em adicionar saldo, para pagar a sua passagem via Pix.
– Vá para formas de pagamento para adicionar um cartão de crédito.
4. Acesse o pagamento por aproximação, permitindo que o Cittamobi utilize o seu Bluetooth;
5. Informe a forma de pagamento e seu PIN;
6. Aproxime o celular do validador dentro do ônibus ou em um terminal e boa viagem!

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP