Volta às aulas com ações educativas aos futuros condutores


05/08/2022


AÇÕES EDUCATIVAS AOS FUTUROS CONDUTORES

Nossa equipe de Educação para o Trânsito, realizou durante o início do mês de agosto atividades para os jovens estudantes e para crianças da educação infantil que retornaram às aulas. O propósito é levar conscientização para motoristas e futuros condutores de veículos da nossa cidade.


Um dos objetivos é diminuir o número de sinistros no trânsito e garantir mais segurança, principalmente aos pedestres. “A agenda de ações contempla diversas instituições, públicas e privadas. Temos como missão chamar a atenção de todos sobre o assunto trânsito, assim como falar incansavelmente sobre os direitos e deveres de cada cidadão”, explica Cibele Soares, gerente de Educação para o Trânsito.


Nesta segunda-feira (1), sua equipe esteve pela manhã no SENAC com entrega de material educativo, assim como na terça-feira (2), a ação ocorreu em ambos os turnos na E.M Matheus Maylasky e na quarta-feira (3), na E.M Flávio de Souza Nogueira. Quinta-feira (4), no E.E Antonio Padilha foi realizada uma atividade teatral de conscientização nas faixas vivas.


Nesta sexta (5) será realizado um espetáculo com o nome “Deu Ruim”, ação interna que acontecerá na E.M Prof. Luiz Almeida Marins nos dois turnos. A peça tem um formato bem cômico, mostrando que todos dependemos um do outro para ter um trânsito melhor, com os atores nas cores dos semáforos, aprendendo, errando e construindo suas próprias identidades.


As estimativas dão conta de que por dia a violência no trânsito mata 32 pessoas. “Nosso principal objetivo, através do trabalho que realizamos, é diretamente diminuir esses índices de mortes no trânsito, tornando o trânsito mais seguro para todos”, completa Cibele.


As ações educativas voltadas aos estudantes seguem durante o mês de agosto, mês marcado pela celebração do dia do estudante (11), data em que  foi criada a União Nacional de Estudantes (UNE).


A Secretaria de Mobilidade realiza atividades educativas gratuitas em diversos pontos da cidade, além de escolas, entidades e empresas. Os interessados em solicitar essas ações podem acessar o site: www.urbes.com.br. Depois, basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para, então, preencher o formulário de solicitação.

TRÂNSITO 

Nos primeiros dias de volta às aulas é comum que as vias próximas de escolas tenham mais veículos circulando e, consequentemente, mais lentidão nos horários de entrada e saída dos estudantes. 

Hoje Sorocaba possui uma frota veicular de mais de 496 mil veículos, de acordo com dados do Detran-SP. Há aproximadamente 1,5 veículo por pessoa, se comparado com o número de habitantes na cidade. 

A principal recomendação da Urbes é que, na medida do possível, os condutores evitem os trechos em que há grandes instituições de ensino, adotando caminhos alternativos e que utilizem outras vias, e não somente os grandes corredores viários da cidade buscando opção de trajeto mais rápido e mais tranquilo. 

PASSE ESTUDANTE

O Sistema Urbes Estudante é disponibilizado por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e está acessível via site urbes.com.br. Para realizar o pedido do passe estudante, a instituição de ensino deverá comprovar que o estudante está acompanhando presencialmente e de forma regular às aulas.

Com o sistema, os estudantes podem comprar as passagens na quantidade que quiserem, dentro do limite de 50 créditos ao mês, se assim desejar, poderá também adquirir um crédito por dia. Em Sorocaba, estudantes pagam R$ 2,70 pela tarifa.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP