Programação especial tem início para marcar os 30 anos dos Terminais Santo Antônio e São Paulo


13/07/2022


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade (Semob), nesta terça-feira (12), deu início a uma programação especial de eventos, em comemoração aos 30 anos de inauguração dos Terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP). As atrações, gratuitas e abertas à população, são diárias e prosseguem até sexta-feira (15). Na ocasião, também foram anunciadas pelo prefeito Rodrigo Manga mais melhorias nos terminais e no transporte público.

A abertura ocorreu às 18h, com uma cerimônia de aniversário no TSA, em que houve o descerramento da placa de homenagem e o lançamento de uma exposição de fotos, contando a história dos dois terminais. O ato contou com a apresentação da Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) e da gari Rebeca Vargas, que ficou famosa em todo o Brasil, a partir da divulgação de um vídeo cantando nesse terminal.

“Vamos aproveitar essa ocasião para iniciar uma reforma nos dois terminais, seja nos bancos, plataformas e na pintura. Mais que isso, em 120 dias, a previsão é que 50 novos ônibus, equipados com ar-condicionado, sinal de internet, carregador USB e outras tecnologias também comecem a operam na cidade. Desde o ano passado, já renovamos 70% da frota do transporte coletivo”, anunciou o prefeito Rodrigo Manga, durante o ato.

Também marcaram presença o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, e os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e do vereador Fábio Simoa.

O diretor-presidente da Urbes destacou a importância dos dois terminais para a cidade. “Foi uma revolução na história do transporte público de Sorocaba e mais inovações estão por vir. O serviço é exemplo de qualidade e modernidade, atraindo a atenção de representantes de outras cidades brasileiras e até do exterior”, enfatizou.

Funcionário da Urbes, Zaqueu Alves Pereira foi o responsável pela administração dos dois terminais por cerca de 20 anos e, durante o ato, recebeu um certificado de homenagem e um brasão da cidade das mãos do prefeito e do diretor-presidente da Urbes. “É um reconhecimento merecido e representa muito bem todos os servidores da Urbes e da Semob, pelo trabalho incansável de sempre buscar a melhoria do transporte público”, complementou o secretário da Semob.

Uma equipe de arte-educadores da Semob também foi destaque na abertura, promovendo a ação educativa “Faixa Viva – Mímicos”, das 18h às 20h, orientando o público sobre o uso correto da travessia de pedestres.

E, para a estudante Ísis Creato, de 8 anos, o que chamou atenção foi a exposição sobre a história dos terminais montada pela Urbes. Ela estava acompanhada dos pais, o funcionário público Django, de 33 anos, e a professora Mitali, de 31. “Estávamos de passagem e vimos a movimentação. Sabia que teria uma comemoração, mas não sabia que era hoje. Ouvi a banda tocando e resolvemos participar e, aí, a nossa filha se encantou com a evolução do sistema de bilhetagem de ônibus, que, no passado, operava com ficha. Valeu a pena”, disse o pai.

 

Programação

Os eventos comemorativos nos terminais terão sequência nesta quarta-feira (13). No TSA, das 9h às 11h, e no TSP, das 13h30 às 15h30, haverá a ação “Faixa Viva – Cones”. O diferencial é que os profissionais estarão caracterizados de “cones de trânsito”, em um contato mais direto com o munícipe, também entregando material gráfico educativo. Já, às 18h30, no TSP terá apresentação do Coral Comunitário Olga, formado por mulheres, e no TSA, no mesmo horário, show gospel com Suelen Cristina e Amigos.

Na quinta-feira (14), as atividades educativas prosseguem, com “Faixa Viva – Paródias de Trânsito”, no TSA, das 9h às 11h, e no TSP, das 13h30 às 15h30. Dessa vez, o grupo de arte-educadores, com instrumentos musicais, caixa de som e microfones, vão cantar paródias de músicas popularmente conhecidas, mas transformadas para o tema do “trânsito”. Também está prevista a entrega de material gráfico educativo. Ainda, a partir das 18h30, o público poderá conferir as apresentações da banda Versão Rock Brasil, no TSP, e da cantora Tereza Baddini e banda, no TSA.

A programação se encerra na sexta-feira (16), com o descerramento da placa de 30 anos do TSP, mais uma vez, com a presença da Banda Regimental do CPI-7, às 18h. Depois, às 18h30, será a vez do Coral Comunitário Olga mostrar todo seu talento no TSA. Enquanto isso, das 18h às 20h, tem ação “Faixa Viva – Mímicos”, no TSP.

 

Terminais

Inaugurado no dia 27 de junho de 1992, o TSA é o terminal de ônibus mais movimentado de Sorocaba e, atualmente, passam por lá, todos os dias, mais de 120 mil pessoas que utilizam o transporte público, nas suas mais de 50 linhas. São 64.472 partidas por dia, em seis plataformas. Antigamente, atendia 45 linhas das regiões do Cerrado e Além-Ponte, em 19 pontos e seis plataformas. Havia quatro linhas circulares, para ligação entre os dois terminais, passando também por outros locais no Centro da cidade.

O TSA, hoje, também possui lojas de conveniências, banheiros públicos, bancas de jornal e de variedades, além de estar conectado ao Pátio Cianê Shopping, onde funciona uma das unidades das Casas do Cidadão e do Saae/Sorocaba.

O Terminal São Paulo é o segundo mais importante de Sorocaba e possui mais de 30 linhas de ônibus e um fluxo diário de 60 mil usuários. Ao lado dele, funciona o Poupatempo e, na parte de fora, passam linhas intermunicipais. Ele foi inaugurado em 3 de julho de 1992, quando havia 28 linhas, em três plataformas, com quatro pontos cada uma, para atender às regiões do Além-Ponte e Sul da cidade. Atualmente, são 37 linhas e 23.716 saídas diárias.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP