Terminais Santo Antônio e São Paulo completam 30 anos com programação comemorativa especial ao público


07/07/2022


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade (Semob), definiu uma programação especial de eventos, que ocorrerá de 12 a 15 de julho, em comemoração aos 30 anos de inauguração dos Terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP).

O primeiro evento está confirmado para as 18h do dia 12 (terça-feira), ocasião em que acontecerá uma cerimônia de aniversário no TSA, com o descerramento de placa de homenagem e lançamento da exposição de fotos, contando a história dos dois terminais. Haverá, ainda, apresentação da Banda Regimental da Polícia Militar e da gari Rebeca Vargas, que ficou famosa em todo o Brasil, a partir da divulgação de seu vídeo cantando nesse terminal.

No dia 13 de julho, estão previstas duas atrações, ambas às 18h30. No TSP, terá apresentação do Coral Comunitário Olga, formado por mulheres, e no TSA, o show gospel Suelen Cristina e Amigos. No dia 14, também às 18h30, o público poderá conferir as apresentações da banda Versão Rock Brasil, no TSP, e da cantora Tereza Baddini e banda, no TSA.

A programação tem sequência no dia 15, às 18h, com o descerramento da placa de 30 anos do TSP, mais uma vez, com a presença da Banda Regimental da Polícia Militar. Depois, às 18h30, será a vez do Coral Comunitário Olga mostrar todo seu talento no TSA.

 

AÇÕES EDUCATIVAS

A Semob também promoverá ações educativas de trânsito diárias nos dois terminais, nesses quatro dias de comemorações. Serão três iniciativas distintas, em que arte-educadores orientarão o público sobre o uso correto da travessia de pedestres, entre outros temas importantes relacionados à mobilidade urbana.

A ação “Faixa Viva – Mímicos” será realizada no dia 12, no TSA, das 18h às 20h, e no dia 15, no TSP, das 18h às 20h. No dia 13, no TSA, das 9h às 11h, e no TSP, das 13h30 às 15h30, haverá “Faixa Viva – Cones”. O diferencial é que, dessa vez, os profissionais estarão caracterizados de “cones de trânsito”, em um contato mais direto com o munícipe, também entregando material gráfico educativo.

E terá, ainda, “Faixa Viva – Paródias de Trânsito”, no dia 14, no TSA, das 9h às 11h, e no TSP, das 13h30 às 15h30. Essa nova atividade educativa, mais uma vez, é realizada pelo grupo de arte-educadores. Com instrumentos musicais, caixa de som e microfones, eles cantam paródias de músicas popularmente conhecidas, mas transformadas para o tema do “trânsito”. Também está prevista a entrega de material gráfico educativo.

 

TERMINAIS

O TSA foi inaugurado no dia 27 de junho de 1992. Eram 160 ônibus, atendendo 45 linhas das regiões do Cerrado e Além-Ponte, em 19 pontos e seis plataformas. Havia quatro linhas circulares, para ligação entre os dois terminais, passando também por outros locais no Centro da cidade.

No dia 3 de julho foi a vez do TSP ser inaugurado. Havia 28 linhas, em três plataformas, com quatro pontos cada uma, para atender às regiões do Além-Ponte e Sul da cidade.

Ainda em 1992, outras duas novidades foram anunciadas. Uma delas foi o sistema de integração no transporte público, que começou a funcionar em 12 de julho, e mais os testes com o ônibus articulado, no dia 20 do mesmo mês, os quais operam ainda hoje na cidade.

Desde então, os dois terminais passaram a ser o centro de todo o fluxo do transporte público de Sorocaba, acessados tanto pelos passageiros dentro dos ônibus, quanto por aqueles que compram fichas nas bilheterias, nos totens eletrônicos ou pelo aplicativo Cittamobi. Atualmente, cerca de 120 mil pessoas, por dia, passam pelo TSA e 60 mil, pelo TSP.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP