Programação de ações educativas de trânsito tem três atrações inéditas em julho


01/07/2022


 A Secretaria de Mobilidade (Semob) de Sorocaba inicia, nesta sexta-feira (1), a nova programação mensal de atividades educativas de trânsito. Ao todo, estão previstas 33 ações, com 14 temáticas diferentes, sendo três delas inéditas, denominadas: “Faixa Viva – Cones”, “Fantoches – Superamarelinho” e “Trânsito Seguro – Paródias”. As iniciativas ocorrerão em pontos estratégicos da cidade, escolas, empresas, terminais de ônibus e na Biblioteca Municipal.

“A receptividade do público, a cada ação realizada, dia após dia, tem sido muito positiva e isso nos motiva, ainda mais, a criar novas atividades de conscientização, seja para crianças, jovens e adultos. O objetivo é mudar valores, comportamentos e atitudes de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana, a fim de proporcionar um trânsito cada vez mais seguro para todos”, destaca o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

 

“Faixa Viva – Cones”

“Faixa Viva – Cones” será apresentada nos pontos sinalizados de travessia de pedestres, onde um grupo de arte-educadores, caracterizados de “cones de trânsito”, cumprirão sua função de orientar pedestres e motoristas sobre como atravessar a faixa de forma adequada. Os educadores entregarão material gráfico educativo e a comunicação com os munícipes será direta. Nesta semana, essa atividade está prevista na quarta-feira (6/7), no cruzamento das ruas 15 de Novembro e São Bento, das 9h às 11h.

“Muitas vezes, também serão ações-surpresa, de acordo com o que está acontecendo em tempo real, quando os arte-educadores poderão alertar, por exemplo, os motoristas para diminuírem a velocidade ou sobre o uso do celular ao volante, viseira do motociclista aberta ou falta do cinto de segurança, além de orientar os pedestres que, por ventura, atravessarem fora da faixa”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

 

“Fantoches – Superamarelinho”

Por meio do Teatro de Fantoches, a equipe de arte-educadores realiza o espetáculo “Superamarelinho”. Os atores vestem roupas pretas, para destacar os bonecos. Contando com a interação das crianças, cada personagem tem uma música e, a cada cena, são apresentadas placas de trânsito com ensinamentos de regras aplicadas diretamente nessas situações, sempre de forma lúdica.

A proposta desenvolvida consiste, ainda, na entrega de cartilha educativa ao público, apresentando os personagens da peça teatral. O objetivo é promover o conhecimento sobre normas de trânsito ao público a partir dos três anos de idade. A estreia dessa atividade será na sexta-feira (8/7), das 13h30 às 15h30, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Todos os interessados podem participar. Outra apresentação está programada para o dia 22/7, no mesmo local, das 9h às 11h.

“A partir da constatação de que as crianças realizam uma importante tarefa como ‘agentes mirins’, ensinando e estimulando os adultos sobre como ter um comportamento adequado e seguro no trânsito, criamos essa ação expansiva, para engajar esse público específico”, comentou Cibele.

 

“Trânsito Seguro – Paródias”

Essa nova atividade educativa, mais uma vez, é realizada pelo grupo de arte-educadores. Com instrumentos musicais, caixa de som e microfones, eles cantam paródias de músicas popularmente conhecidas, mas transformadas para o tema do “trânsito”. Também está prevista a entrega de material gráfico educativo.

O lançamento será no sábado (9/7), das 9h30 às 11h30, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. “Mais uma novidade e, devido à característica diferenciada, utilizando a música, optamos por realizar essa iniciativa na praça, especificamente para os pedestres, sobre os cuidados para uma travessia segura”, frisa o encarregado do setor de Educação para o Trânsito da Semob, Altair Farias.

 

Mais atividades

Outro destaque do mês são as apresentações teatrais nas escolas, também com fantoches e sobre a temática “Xô acidentes”. Na terça-feira (5/7), serão dois horários no Centro de Educação Infantil “Victoria Haddad Sayeg” (CEI-31); no dia 18/7, mais duas apresentações no CEI-10 “Eglantina Rocco Perli”. No dia 19/7, será a vez dos alunos do CEI-15 “Prof.ª Terezinha Lucas Fernandes” assistir à apresentação e, no dia 26/7, dos estudantes do CEI-104 “José Crespo Gonzales”.

Já, entre os dias 12 e 15/7, as atividades educativas diárias estarão concentradas nos Terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP), em virtude das comemorações de 30 anos de construção dessas duas instalações. Haverá: “Faixa Viva – Mímicos” (no dia 12, no TSA, das 18h às 20h e no dia 15, no TSP, das 18h às 20h), “Faixa Viva – Cones” (no dia 13, no TSA, das 9h às 11h e no TSP, das 13h30 às 15h30) e “Faixa Viva – Cones” (no dia 14, no TSA, das 9h às 11h e no TSP, das 13h30 às 15h30).

As demais atrações programadas para julho, ao longo do mês, são: “Pit Stop – Limite de Velocidade”, “Motociclista Seguro – Painéis”, “Motociclista Seguro – Escola do Motociclista”, “Motociclista – Entrega Segura”, “Trânsito Seguro – Sinalize, dê seta!” e as blitzes educativas “Limite de Velocidade” e “Lei Seca e Cinto de Segurança”, além da palestra “Educação para o trânsito”, esta última pré-agendada em duas empresas da cidade e ministrada por agentes de trânsito.

“Ainda deverão ter três datas em que realizaremos ações na frente de escolas, aproveitando o retorno das aulas, para orientar pais e alunos”, adiantou Cibele Soares.

O calendário completo das ações educativas de trânsito da Semob, para o mês de julho, pode ser conferido nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba). O agendamento de palestras e teatros, para agosto, pode ser feito pelo site da Urbes (https://www.urbes.com.br/), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Navegando em “Abrir Manifestação”, é possível ter acesso ao formulário para preenchimento.







CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP