O Dia Mundial da Bicicleta é comemorado em 3 de junho


03/06/2022


O Dia Mundial da Bicicleta é comemorado em 3 de junho, e data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018 para conscientizar sobre os diversos benefícios sociais do uso da bicicleta para deslocamento e lazer.


A Urbes sempre mantém campanhas permanentes para incentivo e a utilização segura do meio de transporte como por exemplo a "pedale seguro” que orienta os ciclistas a utilizar capacete adequado ao seu tamanho e idade, como iluminar a sua bicicleta com lanternas e adesivos refletivos, sempre sinalizar as suas intenções no trânsito, pedalar na ciclovia e respeitar as regras de trânsito.


As bikes também são alternativas econômicas em tempos de combustíveis caros. Sorocaba possui uma das maiores malhas cicloviárias do Brasil, com 127 quilômetros transitáveis dentro da cidade.


Redução do número de acidentes em Sorocaba.


Segundo estudo do Infosiga-SP, sistema administrado pelos programas Respeito à Vida e Detran-SP, municípios da região de Sorocaba (SP) tiveram redução de 67% no número de mortes de ciclistas.


Conforme os dados, o número total de óbitos diminuiu de nove no primeiro trimestre de 2021 para três no mesmo período deste ano. Na comparação mensal, a queda foi de três para um e foi de 67%.


 A tendência de queda estendeu-se à taxa de mortalidade de ocupantes de automóveis. No acumulado, o total caiu 57%, de 23 para dez. No mês, o valor passou de quatro para dois, representando 50%. O número total de mortes continuou a diminuir em 3%.


 Foram 86 mortes entre janeiro e março de 2021 e 83 no mesmo período daquele ano.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP