Maio Amarelo: Blitz educativa da Lei Seca acontece nesta sexta-feira


27/05/2022



A equipe de educação para o trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes e a Secretaria de Mobilidade (Semob) realizou mais de 45 ações de conscientização no mês de maio, pela quinta edição do Movimento Maio Amarelo, que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes fatais e feridos no trânsito.


As operações de lei seca tem como objetivo a conscientização com finalidade de chamar a atenção da sociedade brasileira sobre os perigos do trânsito, que mata mais de 1,2 milhão de pessoas no mundo e mais de 40 mil brasileiros por ano.


Nesta sexta-feira (27), a campanha foi para alertar os motoristas e distribuir folhetos de orientação e conscientização, quanto à importância de cumprir a Lei Seca, evitando a combinação bebida alcoólica e direção. Ocorreu das 9h às 11h, na Rua Profª Ossis Silvestrini Mendes, 130, no Jardim Santa Rosália.

“A ideia é que, ao ingerir bebida alcoólica, o munícipe opte por outro meio de voltar para casa, seja com um motorista não alcoolizado e até mesmo de táxi ou de ônibus” aponta o encarregado do setor de Educação para o Trânsito da Urbes, Altair Farias.


Sob efeito do álcool

A Lei Seca completa em junho, 14 anos de existência. De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado sob efeito de álcool (com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 5.869,40.

 

Já o condutor que atingir ou ultrapassar o limite de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões comete crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

 


A campanha “Maio Amarelo” é realizada anualmente, com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), com o propósito de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro. Neste ano, a ação tem como lema: “Juntos salvamos vidas”.

Acesse as fotos da campanha de lei seca.





CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Pedro de Oliveira Neto, 98 - Jardim Panorama - CEP 18.030-329 - Sorocaba/SP