Sorocaba inaugura o Expresso Rural


26/04/2022


 

A Urbes-Transito e Transportes, iniciou, nesta segunda-feira (25), a implantação do Sistema Rápido Rural no transporte público. A iniciativa consiste em ônibus equipados com pneus especiais para trafegar na terra, a fim de operar com eficiência em estradas rurais do município, fazendo a ligação com os miniterminais do transporte coletivo na cidade. O lançamento do novo sistema, que começa a funcionar pela linha A30/1 – Genebra/Inhaíba e conta com a parceria da empresa City Transportes, ocorreu no Miniterminal de Brigadeiro Tobias. Inicialmente, um ônibus foi preparado com pneus para operação extrema em itinerário de terra e recebeu layout diferenciado.

 

“É uma experiência inovadora e tenho certeza que será um exemplo de sucesso e servirá de modelo para outras cidades. Os ônibus vão transitar por estradas de terra, faça sol ou chuva. Essa configuração vai permitir evitar os desvios em dias de chuva. Com isso, vamos dar mais agilidade e também conforto às viagens dos passageiros”, apontou o prefeito Rodrigo Manga, durante ato no local.

 

“O Sistema Rápido Rural operou em fase de testes na linha 33 – Mato Dentro, até Aparecidinha, e foram feitas adequações preliminares para definir o melhor tipo de pneu, compatível com a carroceria do ônibus e com as condições das vias de terra, para garantir a eficácia do sistema”, explicou o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto.

 

A meta da Urbes é implantar o Sistema Rápido Rural, de forma gradual, em mais 14 linhas que transitam por estradas de terra, em todas as regiões da cidade. “Essas mudanças fazem parte de um conjunto de medidas para reestruturar todo o transporte público de Sorocaba e vem a somar com o chamado Sistema Rápido Sorocaba”, complementa.

 

A City Transportes esteve representada pelo seu diretor financeiro, Marcos José Monzoni Prestes. “A City veio a Sorocaba, com o objetivo de modernizar o transporte público e criar soluções inovadoras, como está, tendo a Prefeitura como parceria em todas as nossas iniciativas”, disse ele, junto do gerente de operações da City, Nélson Delgado Filho.Também participaram do ato os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do ouvidor-geral do município, Evandro Bueno além de vereadores.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP