Semana Nacional do Trânsito começou com mobilização no Parque do Campolim:


20/09/2021


A Urbes – Trânsito e Transportes e a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) lançaram oficialmente, neste domingo (19), a Semana Nacional do Trânsito em Sorocaba, com ações no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no bairro Campolim, e uma programação especial, que seguirá até o dia 25 de setembro. São atividades educativas e de sensibilização, com o objetivo de conscientizar o público sobre o papel de cada um dos agentes para um trânsito seguro e a prevenção dos acidentes.


As ações do dia 18 contaram com a presença ilustre da primeira dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato, do presidente da Urbes Luiz Carlos Siqueira Franchim e do secretário de mobilidade Carlos Eduardo Paschoini.


Também participaram do evento a Base Móvel da Polícia Militar e equipes do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), com o cão-terapeuta Buddy, um simpático Golden Retriever, e do Canil da Polícia Militar, com o atento Fury, um Pastor Alemão que participa diretamente das operações da PM contra o crime.


Alessandro Pereira, coordenador da CCR, também estava presente com sua equipe que realizou uma simulação de resgate a uma vítima de acidente grave de trânsito, sem o devido uso de cinto de segurança.


Por fim, a simulação de resgate a uma vítima de acidente grave de trânsito, sem o correto uso do cinto de segurança e acabando presa nas ferragens do automóvel, mostrou exatamente o que acontece nesses casos e como atuam esses profissionais. “Buscamos fazer da forma mais realista possível, com os mesmos procedimentos, para que as pessoas saibam, de fato, como é o resgate de uma vítima grave e tenham a percepção de que o uso de dispositivos importantes do veículo, como o cinto de segurança, pode fazer toda diferença na preservação da vida”, ressaltou o coordenador de Resgate da CCR, Juliano Rossi de Souza.

 O diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, confirma que é esse mesmo o intuito da recheada programação da Semana Nacional do Trânsito. “Queremos evitar todo tipo de acidentes, sejam leves ou graves. Mas, isso só acontece se existe a conscientização da população. O que resolve é sensibilizar as pessoas e isso acontece já a partir da infância. Vemos que são os filhos que acabam conscientizando os pais. Daí a importância de se investir em ações educativas”, afirmou Franchim.


Apesar de a abertura oficial ter acontecido neste domingo, as ações da Semana Nacional do Trânsito tiveram início já no sábado (18). Nesse dia, foram realizadas blitz educativas, com o objetivo de orientar motoristas e motociclistas quanto à atenção e segurança no trânsito. Das 9h às 11h, a ação ocorreu na Av. General Osório, em parceria com a Honda, abordou 124 motociclistas. Já, das 12h30 às 14h30, a atividade foi realizada na Av. São Paulo, com apoio da Porto Seguro, que deu orientação quanto à Lei Seca, na interação com 152 motoristas.


Nos próximos dias, mais ações de educação no trânsito deverão acontecer por toda a cidade, contando também com o apoio da iniciativa privada. “Esperamos que, com essas ações, as pessoas adotem novos comportamentos no trânsito, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o número de acidentes na cidade”, enfatiza o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.


A programação completa pode ser conferida no site de notícias da URBES - Trânsito e Transportes ou no site de notícias da Prefeitura de Sorocaba.



Deixamos aqui os nossos parabéns à gerência de educação para o trânsito na pessoa de Cibele Soares e sua equipe que trabalharam incansavelmente para a realização deste evento, bem como gostaríamos de agradecer á CCR, seguradora Porto Seguro, Corpo de Bombeiros de Sorocaba, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Esportes e Lazer e ao grupo de ciclistas Amigas do Pedal.


Para ver mais fotos, é só acessar este link: https://photos.app.goo.gl/NpHRBebAPGuLeq1j7




Fotos: Fernanda Burattini – Secom, Fábio Campos/Coordenação URBES e GCM/Divulgação.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP