Içamento das vigas do novo viaduto da Av. J.J. Lacerda deve ser concluído na sexta-feira


16/12/2020


 

Dentro do cronograma previsto, o içamento das vigas da estrutura do novo viaduto da Avenida José Joaquim de Lacerda, na Zona Norte, deve ser finalizado nesta sexta-feira (18). Seis vigas menores, de 15 metros de comprimento, consideradas as de instalação mais complexa por conta da localização, já foram lançadas sobre a estrutura. Na noite desta quarta-feira (16) e madrugada de quinta-feira (17), o trabalho prossegue a partir das 19h, com bloqueios de trânsito previstos até por volta das 5h, para que mais peças sejam colocadas sobre os pilares do novo viaduto.

Agentes de trânsito da Urbes atuarão no apoio do deslocamento das vigas a partir do antigo Matadouro, na Rua Paes de Linhares, até o canteiro de obras, no entroncamento da Avenida Ipanema com a Av. J.J. Lacerda. As vias que terão bloqueios de trânsito são:

 

         Av. Ipanema: uma faixa de trânsito liberada no sentido bairro/centro;

         Rua Atanázio Soares: uma faixa de trânsito liberada;

         Rua Hermelino Matarazzo x Rua Martins Fontes: fechamento total com desvio de tráfego pela contramão, conforme orientação na sinalização temporária instalada no trecho;

         Acesso à Av. J.J. Lacerda, sentido Parque das Águas: fechamento total do trecho;

         Av. J.J. Lacerda x Rua Geraldo Palombo: fechamento total do trecho.

 

Veículos, pedestres e ciclistas que passam pelo local das obras devem redobrar os cuidados nesse deslocamento, especialmente respeitando a sinalização e as orientações dos amarelinhos, que visam preservar a segurança de motoristas e pedestres.

 

As vigas de 15 metros pesam 35 toneladas cada e as de 30 metros têm seu peso estimado em 55 toneladas. Os guindastes usados para o içamento das vigas têm capacidade de carga de 250 toneladas, o que possibilita grande margem de segurança na operação, onde estão envolvidos quatro guindastes: dois no canteiro de obras para o içamento das vigas até os pilares do viaduto e outros dois utilizados para a colocação das vigas nas carretas que transportarão as peças até a obra.

 

Concretagem

As vigas que já foram instaladas estão sendo preparadas para receber o concreto que irá compor a nova pista de rodagem dos veículos. Funcionários da empreiteira responsável pelas obras instalam as placas aramadas, chamadas de pré-lage que, em breve, receberão a camada de concreto. Esse trabalho começa no sentido Avenida J.J. Lacerda/Av. Ipanema.

Outra frente de trabalho atua na área próxima ao posto de combustível existente no local e que ganhará uma nova calçada. Mais trechos de calçadas já estão concluídos.

 

Sobre o novo viaduto da Av. J.J. Lacerda

A implantação do viaduto, projetado para proporcionar a ligação direta entre as avenidas Ipanema e J.J. Lacerda vai reduzir em até 60% o volume de veículos na interseção, que hoje é disciplinado por semáforos. Com o viaduto pronto haverá maior fluidez do trânsito naquela região.

A obra do viaduto JJ Lacerda/Avenida Ipanema faz parte do complexo viário Franco Montoro, que interliga o Eixo Norte/Sul do Sistema BRT Sorocaba, uma região que registra a circulação de mais de 80% das linhas do transporte coletivo da cidade. Por ali passam mais de 2,8 mil veículos por hora.  A obra está orçada em mais de R$ 10 milhões, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina — anteriormente, Corporação Andina de Fomento (CAF). A previsão de término é março de 2021.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP