Ônibus do Sistema BRT pode ser pago com carteira digital


26/11/2020


Com o objetivo de motivar a escolha pelo transporte coletivo como meio de locomoção do dia a dia dos sorocabanos, a cidade tem investido em tecnologia para facilitar a compra das passagens dos ônibus municipais. Agora, além da compra de passagens de forma online por meio de aplicativo do transporte coletivo, dos diversos pontos de venda espalhados pela cidade, das Casas do Cidadão e bilheterias que vendem os créditos, os usuários do BRT também podem contar com a carteira digital, uma ferramenta de embarque nos ônibus acessada por celular e que proporciona uma experiência de pagamento 100% digital. Sorocaba é a primeira cidade do Brasil a disponibilizar tal tecnologia aos usuários, por meio do aplicativo Cittamobi.

O passageiro que já utiliza o sistema BRT tem acesso a essa funcionalidade ao embarcar nos 43 veículos que estão circulando na cidade, nas 12 estações ao longo da Avenida Itavuvu e no Terminal Vitória Régia.

Ao final das obras de implantação do BRT, as demais estações e novos terminais também integrarão a capilaridade de cobertura da carteira digital. No total, os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada para embarque, permitindo ainda a conexão com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

 

*Facilidade na aquisição de créditos*

Por meio da carteira digital, e sem depender de cartões de transporte, é possível comprar créditos ou fazer recargas para as passagens. Para fazer uma viagem de ônibus, o passageiro deve fazer download do aplicativo Cittamobi, realizar o cadastro, adquirir seus créditos e passar na catraca usando apenas seu celular.

Com saldo disponível, ele pode usar a carteira digital em tempo real. Seja um passageiro diário ou esporádico, essa facilidade pode ser adotada por todos, sem a necessidade de comprar cartões de transporte ou saque de valores em dinheiro.

Na prática, o passageiro deve embarcar no ônibus, abrir o aplicativo Cittamobi, aproximar o celular do dispositivo para a leitura disponível no veículo, autorizar a compra e a catraca será liberada para entrada.

Por ser digital, a atualização e customização de informações para o passageiro é mais ágil e precisa. Situações como cadastramento e consulta às regras tarifárias como integração, bilhete único, estudante, descontos, isenções e outros são rapidamente acessadas.

 

 

*Passo à passo: como instalar a Carteira Digital*

1.       Baixe o aplicativo no Play Store (estará disponível em breve da Apple Store).

2.       Realize o cadastro do usuário informando seus dados.

3.       Localize o ícone de Carteira Digital.

4.       Clique em “Opção 1” para “Adicionar saldo através de geração de boleto”.

5.       Aparecerá a informação de “Boleto gerado para pagamento”.

6.       Clique em “Opção 2” para “Adicionar cartão de crédito para pagamento”.

7.       Carteira criada e com saldo, clique em “Comprar passagem – pagar com Cittamobi”.

8.       Compra de passagem “Pague por aproximação”.

9.       Escolher forma de pagamento.

10.      Processamento da compra – encoste seu celular no dispositivo para liberar a catraca.

11.      Pronto, catraca liberada para o embarque.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP