Mais de 600 profissionais do transporte coletivo e do trânsito são testados para Covid-19


14/07/2020


Ação coletiva dos segmentos civil e público da sociedade se repete nesta quarta-feira, das 9h às 15h

Mais de 670 pessoas foram testadas para Covid-19 nesta terça-feira (14), primeiro dia da ação realizada graças à parceria entre diversos segmentos da sociedade. Coordenada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), a testagem foi feita especialmente entre os trabalhadores do trânsito e do transporte que estão em contato direto com a população. Estão inclusos nesse grupo motoristas e agentes de bordo do transporte coletivo, agentes de trânsito e funcionários dos Terminais Santo Antonio e São Paulo.

Para realizar a ação, a Prefeitura uniu, além da Semob e da Urbes, a Secretaria da Saúde (SES), a Concessionárias BRT Sorocaba, as operadoras Consor e STU, o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, o Pátio Cianê Shopping e a IMED Saúde.

Neste primeiro dia de ação foram testados, ao todo, 143 funcionários da Urbes, 254 funcionários da STU e 274 funcionários da Consor. O teste rápido é feito com a coleta sanguínea intravenosa. Os resultados são obtidos após 48 horas e serão encaminhados ao setor de Recursos Humanos das empresas e da Urbes, que estará responsável por informar os funcionários da positivação ou não para a Covid-19.

*1.500 testes rápidos*

Ao todo, a parceria entre os segmentos da sociedade civil e pública obtiveram 1.500 testes rápidos. A testagem dos funcionários continuará nesta quarta-feira (15), no espaço cedido pelo Pátio Cianê Shopping, próximo à entrada do Terminal Santo Antonio. A coleta de sangue dos profissionais ocorrerá das 9h às 15h.

O objetivo da ação é checar se há profissionais que já tiveram a doença, inclusive aqueles que não manifestaram sintomas. Os testes são realizados pelo laboratório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SES).

“Trata-se de uma ação que une forças de diversos segmentos da sociedade visando preservar nossos servidores e os profissionais do transporte coletivo, com foco ajustado em evitar que a Covid-19 se propague entre a população”, explica a prefeita Jaqueline Coutinho.

 O objetivo da ação é checar se há profissionais que já tiveram a doença, inclusive aqueles que não manifestaram sintomas. O grupo escolhido neste momento para a testagem é de profissionais que têm contato direto com o público, diariamente. Checando os funcionários que trabalham na linha de frente do atendimento ao público, temos um termômetro do que se passa nesse serviço essencial. Daí a importância desse trabalho conjunto que reúne a Prefeitura, a Concessionárias BRT, Consor e STU, o Sindicato dos Rodoviários e empresas privadas, unindo forças contra o coronavírus”, enfatiza Gilmar Tadeu, secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico e diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP