Programa Travessia + Segura começa a ser implantado na cidade


17/06/2020


Equipamentos aumentam o tempo de travessia para as pessoas com mobilidade reduzida

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, iniciou essa semana a instalação dos equipamentos do programa Travessia + Segura, que visa proporciona mais segurança aos pedestres durante a travessia, especialmente àqueles que possuem mobilidade reduzida, além de incentivar o caminhar como modo de deslocamento, cumprindo o que propõe o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PDTUM) de Sorocaba.

Com o dispositivo inteligente e inclusivo, é possível aumentar o tempo de travessia para as pessoas que possuem algum tipo de dificuldade na mobilidade. A ideia de contribuir para a mobilidade mais segura e humana partiu da prefeita Jaqueline Coutinho, que conheceu o sistema de travessia de pedestre de Curitiba-PR, no início deste ano. Na capital paranaense são utilizadas botoeiras inclusivas que aumentam o tempo para a travessia do pedestre que tenha alguma deficiência ou dificuldade de locomoção.

Ao todo, serão nove pontos com o sistema do programa Travessia + Segura. O novo equipamento já foi instalado em dois pontos da cidade: Av. Washington Luiz x Rua Barão de Piratininga e Rua da Penha x Rua Barão do Rio Branco. Em breve, também serão instalados nos seguintes cruzamentos: Rua São Bento x Rua Padre Luiz, Rua Álvaro Soares x Rua Cel. Benedito Pires, Rua Sete de Setembro x Rua Padre Luiz, Rua Sete de Setembro x Rua Miranda Azevedo, Rua Padre Luiz x Rua da Penha, Rua Álvaro Soares x Ramo A do Terminal Santo Antonio e Rua Sete de Setembro x Rua Professor Toledo. Todos esses locais já possuem a botoeira para a travessia de pedestres e com a chegada do novo equipamento que aumenta o tempo de travessia, se tornarão mais seguros para as pessoas.

 “O objetivo da implantação desse novo equipamento nos semáforos é dar mais segurança para as pessoas que precisam do olhar da inclusão em Sorocaba”, destacou Jaqueline Coutinho, que completou: “Tão logo conheci sistema parecido em Curitiba, pensei em adotar aqui em nossa cidade sistema de tecnologia inclusiva e que garanta maior segurança aqueles que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida.”




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP