Novas estações do BRT trazem ares de modernidade à paisagem urbana


10/06/2020


 

O eixo norte do Sistema BRT Sorocaba conta com doze estações no corredor Itavuvu. No corredor Ipanema serão construídas dez estações. São estruturas que mudam a paisagem das vias, trazendo mais modernidade e eficiência ao transporte coletivo daquela região da cidade. Ao todo, o sistema BRT Sorocaba contará com 28 estações ao longo dos corredores e quatro estações de integração, pensadas para reduzir o tempo de permanência dos passageiros à espera dos ônibus.

As estações funcionarão com 100% de energia renovável, por meio de painéis fotovoltaicos, acessibilidade às pessoas com deficiência visual, cadeirantes, pois foram construídas pensando na acessibilidade das pessoas, pois estão niveladas à altura de embarque aos ônibus do sistema.

O entorno das estações também receberá melhorias, com a requalificação da acessibilidade nas calçadas e faixa de travessia de pedestre. Suas portas de acesso ao transporte coletivo são automáticas, com abertura e fechamento quando acontece a parada dos ônibus, infraestrutura para venda de bilhetes, iluminação, mobiliário e painéis de comunicação com os usuários.

 

Estrutura e conforto

As estações BRT são feitas em estrutura metálica, com paredes de brise para proporcionar melhor circulação do ar e telhas termo acústicas a fim de mais conforto térmico aos usuários. Elas foram planejadas para agilizar o embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo, e para promover a conexão entre os modais ônibus e bicicletas. Os pedestres contarão com faixas de travessia e rampas de acesso para facilitar seus deslocamentos no entorno da estação.

Elas possuem wi-fi e tem câmeras de segurança sem pontos cegos, proporcionando 100% da área monitorada. Para entrar e sair das estações, os usuários utilizarão rampas com corrimão e contarão com sistema de catracas automatizado.

 

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP