Urbes e Semob realizam ação social no Parque das Laranjeiras


06/02/2020


Palestra sobre “Economia Familiar” foi ministrada aos assistidos do programa “Cidadania na Mesa” e deu dicas para a gestão de despesas mensais

 

A Urbes – Trânsito e Transportes e a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) deram início às ações de responsabilidade social voltadas para o restabelecimento à dignidade humana. Agindo na prevenção e auxílio às pessoas que estão em vulnerabilidade social, o diretor de Auditoria da Urbes, Hugo Nunes, palestrou sobre “Economia Familiar” abordando os principais gastos que uma família gera e como diminuí-los, proporcionando uma melhor organização financeira na residência. A atividade aconteceu na segunda-feira (04), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – unidade Laranjeiras, zona norte da cidade, para cerca de 80 pessoas que participam mensalmente do programa.

No conteúdo, os participantes receberam informações sobre como otimizar recursos para que possam gerar economias e que possam ser utilizadas em outras necessidades domésticas.  O primeiro passo é justamente este: não deixar para amanhã. Comece com uma avaliação da saúde financeira de sua família. O importante é perceber a necessidade da economia doméstica, o quanto você pode economizar e quais objetivos vocês podem alcançar”, explicou o auditor aos assistidos do programa.

Cristiane Oliveira, 33, moradora do bairro, aproveitou as dicas dadas pelo diretor e conta que, além de aprender como economizar nas pequenas ações, refletiu sobre o consumo compulsivo. “Em casa gastamos muito no impulso e a palestra me ajudou a pensar sobre isso, esse gasto sem necessidade”, reforçou. De acordo com Hugo, é possível ser sustentável e adotar o consumo consciente como hábito. Para isso, ele citou o uso de cisternas de captação de água da chuva como exemplo.

Para o coordenador do CRAS Laranjeiras, Eduardo Brás, a palestra realizada teve como principal objetivo orientar à população cadastrada no programa que recebe R$ 100 ao mês. “Foi muito importante, pois, fortalece a família em como melhor distribuir o recurso recebido”, opinou.

Cartão Cidadania na Mesa

O programa Cidadania na Mesa é desenvolvido pela Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid) para pessoas que se autodeclaram em vulnerabilidade social e realizam cadastro prévio no CRAS passam por uma avaliação e, dependendo do grau de vulnerabilidade e recebem o cartão de mesmo nome. O cartão disponibiliza R$ 100 ao mês para cada família, que é responsável por distribuir o gasto de acordo com a necessidade.

Para saber mais sobre o programa, entre em contato com o CRAS mais próximo de sua residência ou no número (15) 3238.2236

 

Thais Marcolino (programa de estágio)
Supervisão: Fabiana Sorrilha
URBES
06/02/2020

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP