Volta às Aulas: rotas alternativas são opções para os condutores


27/01/2020


 

Nos primeiros dias de volta às aulas é comum que as vias próximas de escolas tenham mais veículos circulando por elas e, consequentemente, mais lentidão nos horários de entrada e saída dos estudantes. De acordo com estudos feitos pela Urbes, durante o período de aulas há um aumento de até 20% na quantidade de veículos circulando pela cidade. Hoje Sorocaba possui uma frota veicular de mais de 496 mil veículos, de acordo com dados do Detran-SP. Há aproximadamente 1,5 veículo por pessoa, se comparado com o número de habitantes na cidade. 

 

A principal recomendação da Urbes é que, na medida do possível, os condutores evitem os trechos em que há grandes instituições de ensino, adotando caminhos alternativos e que utilizem outras vias, e não somente os grandes corredores viários da cidade, como opção de trajeto mais rápido e mais tranquilo. 

 

A fim de orientar os motoristas a evitarem os trechos mais cheios durante esses dias, a Urbes listou algumas rotas alternativas como opções para quem não precisa deixar filhos em escolas. A meta é desviar de escolas em que há grande circulação de pessoas e veículos nesse período. São elas:

 

- Próximo ao Colégio Uirapuru (Zona Sul): essa escola está instalada na Av. Arthur Fonseca e a rota alternativa para quem deseja chegar à Avenida Dom Aguirre é utilizar como opção a Rua Abrão Mauad e a Av. Washington Luís. 

 

- Colégio Objetivo (região Central): esse colégio fica na Rua Artur Gomes e, para quem deseja circular pela região central, a rota alternativa sugerida é a Rua Miranda Azevedo ou a Rua Moreira César como opções de desvio.

 

- Escola Municipal “Leonor Pinto Thomas” (região Central): a escola fica na Rua Quinze de Novembro e, para quem deseja seguir em direção à Avenida Dom Aguirre ou Av. Juscelino Kubistchek de Oliveira, a rota alternativa sugerida é pela Rua Rodrigues Pacheco.

 

Muitos pais levam seus filhos até a porta da escola nos primeiros dias de aula e, por isso, recomendamos aos condutores para que fiquem mais atentos nesse período, já que o fluxo de veículos circulando nos horários de pico, que vai das 6h às 8h, das 11h às 14h e das 17h e 19h, de segunda a sexta-feira, aumenta consideravelmente”, explica Sergio Pires Abreu, diretor-presidente da Urbes.

 

Operação de trânsito

 

Nos primeiros dias de “Volta às Aulas, a Urbes adota um esquema especial de trânsito com amarelinhos em operação nas proximidades das escolas, principalmente aquelas que possuem histórico de tráfego intenso e que podem causar reflexos negativos em importantes vias da cidade. Os amarelinhos priorizam instituições de ensino localizadas em pontos estratégicos do sistema viário e que geram grande número de veículos nos horários de entrada e saída das aulas. As demais escolas serão monitoradas de acordo com a necessidade.

 

Também receberão atenção especial dos agentes todas as regiões em que há um aumento significativo da demanda veicular, entre elas, os principais corredores viários como as avenidas Ipanema, Itavuvu, General Carneiro, General Osório e Antonio Carlos Comitre, estendendo-se em alguns casos pontuais para o monitoramento em praças como a Nove de Julho e da Bandeira.

Central Semafórica: a participação da Central Semafórica instalada no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes é parte fundamental nessa operação, promovendo os ajustes dos semáforos nos principais corredores de destino aos estabelecimentos de ensino. Com o monitoramento da demanda veicular, por meio do Sistema de Câmeras, a Urbes promove os ajustes necessários nos tempos dos semáforos, contribuindo assim para aumentar a fluidez.

 

Outras rotas alternativas

 

Sorocaba possui outras rotas alternativas sinalizadas, que podem ser utilizadas como opção nos horários de pico:

 

·        Os condutores que seguem pela Avenida General Carneiro para a Zona Norte podem utilizar o Corredor Mário Covas (via Rua Humberto de Campos) como alternativa.

 

·        Já a opção para quem deseja seguir da Avenida General Carneiro para a Zona Sul é utilizar as Ruas Lituânia ou Celidônio do Monte como opções.

 

·        Para quem segue da Zona Oeste para o Centro pode utilizar a Rua Belarmino Moraes de Arruda como trajeto alternativo.  

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP