Estações do BRT na Av. Itavuvu estão em fase de acabamento


20/01/2020


Estruturas contarão com rampa para facilitar o acesso dos passageiros

 

Enquanto a primeira estação do Sistema BRT Sorocaba, a UPH Zona Norte, já está pronta e aberta à visitação dos munícipes desde semana passada, outras duas estações que fazem parte do Eixo Norte já estão em fase final de acabamento. As estações Dr. Pitico e Lauro Sanches seguem em estágio de acabamento e as estações Vila Carol, Jardim Paraná e Jardim Los Angeles estão em fase final da montagem das estruturas metálicas e das rampas de acesso dos passageiros. Já na estação de integração EcoItavuvu, onde hoje é a Área de Transferência, está sendo executada montagem das estruturas metálicas.

As estações BRT são feitas em estrutura metálica, com paredes de brise para proporcionar melhor circulação do ar e telhas termo acústicas. Elas foram planejadas para agilizar o embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo, e para promover a conexão entre os modais ônibus e bicicletas. Os pedestres contarão com faixas de travessia e rampas de acesso para facilitar seus deslocamentos no entorno da estação.

Estrutura e conforto

Ao todo, serão 28 estações BRT ao longo dos corredores e quatro estações de integração. Na Itavuvu serão doze estações, sendo duas delas de integração das linhas. Estações de integração são pensadas para reduzir o tempo de permanência dos passageiros à espera dos ônibus.

As estações do BRT possuirão wi-fi e são construídas pensando na acessibilidade das pessoas, já que estão niveladas à altura de embarque aos ônibus do sistema. Também terão também câmeras de segurança sem pontos cegos dentro da estação, proporcionando 100% da área monitorada. Para entrar e sair das estações, os usuários utilizarão rampas com corrimão e contarão com sistema de catracas automatizado.

Suas portas de acesso ao transporte coletivo são automáticas, com abertura e fechamento quando acontece a parada dos ônibus, infraestrutura de apoio aos prestadores de serviço, sala técnica, iluminação, mobiliário, painéis de comunicação com os usuários e máquinas automáticas para venda de bilhetes.

Visita à UPH Zona Norte

Situada no início da Av. Itavuvu, a estação UPH Zona Norte é a porta de entrada do passageiro ao sistema BRT e estará aberta para visitação de segunda à sexta, das 9h às 16h.  

Crédito das fotos: Thais Marcolino




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP