Área de Transferência Itavuvu será parcialmente fechada, a partir do dia 14, para obras do BRT


03/10/2019


Desativação temporária acontecerá no sentido bairro/centro. Alterações levaram em consideração formas de amenizar as consequências para os usuários do transporte coletivo e para o trânsito

 

Por conta das obras de implantação do BRT, que avançam pelo corredor Norte - uma das artérias do sistema rápido de transporte coletivo, a partir do dia 14 de outubro (segunda-feira) a Área de Transferência Itavuvu, localizada em frente ao Shopping Cidade, será parcialmente desativada. O fechamento da AT Itavuvu acontecerá em etapas, com o objetivo de amenizar os efeitos temporários causados pelas obras necessárias à implantação das melhorias que estão sendo feitas no local.

A primeira etapa de fechamento para a execução da obra será o lado da AT que atende o sentido bairro/centro. O canteiro central da avenida nesse trecho também será fechado. Por conta disso, os ônibus que utilizam a AT Itavuvu e seguem em direção ao centro da cidade passarão a fazer parada na Avenida Itavuvu, próximo da Casa do Cidadão.

O novo local de embarque e desembarque passará por adaptações para receber os pontos de ônibus e contará com a presença de fiscais do transporte coletivo para orientar o usuário sobre as alterações.

Agentes de trânsito vão monitorar o tráfego na região. As travessias de pedestre do entorno da Área de Transferência também serão adaptadas por conta das mudanças e visando a mobilidade segura das pessoas.

A atual AT Itavuvu dará lugar a uma nova estação do BRT, planejada para atender as demandas desse sistema rápido de transporte coletivo e tornar-se uma Estação de Integração, com piso elevado e concreto rígido para suportar a grande circulação de ônibus.

 

Fechamento no sentido bairro

Conforme o avançar das obras, será a vez do sentido centro/bairro da AT Itavuvu ser fechada para receber as melhorias. Assim como acontecerá na primeira etapa de fechamento, os pontos de embarque e desembarque do sentido bairro serão deslocados para a avenida.

Eles serão realocados para a altura do número 3.370 da Avenida Itavuvu, também bem próximo da Área de Transferência.

Já as linhas Interbairros que fazem trajeto pela avenida e também usam a AT para o embarque e desembarque de passageiros serão realocadas para a Avenida Edvard Frufru Marciano da Silva, altura do número 80.

A nova Estação de Integração Itavuvu será entregue à população em março de 2020, com a novo Sistema BRT em funcionamento. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 118 ou pelo Fale Conosco, disponível em www.urbes.com.br.

 

 

Novas paradas dos ônibus

Novo local linhas sentido bairro/centro: Avenida Itavuvu, prox. à Casa do Cidadão 

Receberá as seguintes linhas:

25 - Itavuvu

39 - Aldeia dos Laranjais

39/1 – Santa Esmeralda

46 – Paineiras

58 – Vitória Régia

58/1 - Sorocaba Park

58/2 - Jardim Imperatriz/Alpes

81 - Carandá

81/1 – Altos do Ipanema

 

 

Novo local sentido centro/bairro: Avenida Itavuvu, altura do nº 3.370   

Receberá as seguintes linhas:

25 - Itavuvu

39 - Aldeia dos Laranjais

39/1 – Santa Esmeralda

46 – Paineiras

58 – Vitória Régia

58/1 - Sorocaba Park

58/2 – Jardim Imperatriz/Alpes

81 - Carandá

81/1 – Altos do Ipanema

 

Linhas Interbairros

Novo local sentido bairro/centro: Av. Edvard Frufru Marciano da Silva, altura do número 80

Receberá as seguintes linhas:

302 - Interbairros II

303 - Interbairros III

307 - Interbairros VII

 

Novo local sentido centro/bairro: Av. Edvard Frufru Marciano da Silva, altura do número 80

Receberá a linha:

307 - Interbairros VII

 

 

 

Sobre a AT Itavuvu

Implantada em 2008, a AT Itavuvu está na interseção da Avenida Itavuvu com a Avenida Ulisses Guimarães, no Parque das Laranjeiras. O espaço público beneficia usuários do transporte coletivo, moradores dos bairros Maria Eugênia, Laranjeiras, São Guilherme, Santa Cecília, Casa Branca, São Camilo, Santa Cláudia, Paulista, Portal do Itavuvu, Santa Esmeralda, Paineiras, Herbert de Souza, Ana Paula Eleutério e Vitória Régia, entre outros. 

Cerca de 30 mil passageiros utilizam essas linhas em dias úteis. Essas linhas circulam pelos principais bairros e corredores viários e interligam as áreas de transferência, sem passar pela região central da cidade. São importantes para o deslocamento entre as zonas Sul, Oeste, Norte, Industrial e Leste.

Com a implantação do Sistema BRT, o local passará a ser uma Estação de Integração com área fechada, proporcionando maior rapidez no embarque e desembarque, segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo. O local também terá acessibilidade universal, câmeras de vigilância sem pontos cegos, rede WiFi de alta qualidade, tomadas USB para celulares e monitores para informação aos usuários. 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP