Urbes alerta para a importância da cadeirinha infantil


06/08/2019


Com a volta às aulas, a URBES – Trânsito e Transportes - lembra o motorista da
importância de transportar as crianças de forma segura e responsável no veículo
 

Nesta semana de volta às aulas, a Urbes – Trânsito e Transportes orienta motoristas para a responsabilidade ao volante. O uso da cadeirinha é obrigatório e indispensável.  Deixar as crianças presas pelo cinto de segurança comum do carro não garante sua segurança, ao contrário, por seus corpos serem frágeis, o impacto de uma batida pode machucar muito mais a criança do que o adulto.    

Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a ONG Criança Feliz, os acidentes de trânsito são a principal causa de mortalidade infantil no Brasil. Muitos destes acidentes ocorrem perto da residência, em ruas onde a velocidade não ultrapassa os 60 km/h. De acordo com os dados, se instaladas corretamente, as cadeirinhas podem evitar cerca de 70% dos casos de morte e hospitalizações.  

O personal trainer, Cleber dos Santos, 39 anos, transporta seus dois filhos na cadeira infantil no automóvel seguindo todas as regras do Contran. Para ele, a segurança da criança é o principal motivo para obedecer às leis. “Tudo que é obrigatório se torna mais seguro. Nós temos o costume de colocar o cinto de segurança em todos sempre que entramos no carro, esse cuidado se estende aos nossos filhos”, comenta.  

A única maneira de garantir a integridade física da criança dentro do automóvel é com o uso da cadeirinha adequada para sua idade e peso.  São esses dispositivos de segurança que evitam lesões na cabeça e na coluna vertebral no momento do impacto e impedem que a criança seja lançada para fora do veículo. 

De acordo com o Art. 64 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro – para transitar em veículos automotores, os menores de dez anos deverão ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente. 

Para a advogada Luciana Mendes, 36 anos, o uso da cadeirinha infantil é importante para a segurança em casos de colisões ou até mesmo uma freada brusca.  “Os pais precisam ter consciência do quanto esses equipamentos são essenciais para a segurança dos nossos filhos”.  

 Qual cadeirinha usar? 

Bebês de até um ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro, sempre com o bebê-conforto (nome dado a cadeirinha utilizada por crianças desta faixa etária), encaixadas de costas para o motorista, posição mais segura para proteger o pescoço do bebê.   

Muitos pais, para ficar atento ao filho, descumprem a lei. Por conta dessa insegurança dos pais, algumas lojas especializadas em produtos infantis vendem retrovisores que são encaixados no banco traseiro, facilitando a visão do responsável pela criança.  

Já as crianças de um a quatro anos de idade devem utilizar a cadeirinha presa no banco traseiro com o cinto de segurança. Para as crianças com idade entre quatro e sete anos e meio, é obrigatório o uso do assento de elevação no banco de trás. E somente a partir dos sete anos e meio a dez anos, a criança pode utilizar o cinto de segurança comum, dependendo de sua altura e peso.  

O art. 168, do Código de Trânsito Brasileiro, diz que transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas configura-se como infração gravíssima e tem penalidade a multa de R$ 293,47.  

Caso a irregularidade não seja sanada pelo condutor, a medida será a retenção do automóvel. 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP