Idosos fazem mais de 1 milhão de viagens gratuitas em seis meses


24/07/2019


Em apenas seis meses, de janeiro a junho deste ano, os passageiros com o cartão Sênior do Sistema de Transporte Público gerenciado pela Urbes fizeram mais de um milhão de viagens gratuitamente. Em Sorocaba, a mobilidade gratuita é garantida já aos 60 anos de idade, cinco antes do que exige a lei. E muitos declaram abertamente que se não houvesse a gratuidade, sequer sairiam de casa.

As portadoras do cartão Sênior, Edileuza da Silva e Terezinha de Fátima, ambas com 60 anos, declaram que se não fosse a gratuidade, só sairiam de casa quando houvesse real necessidade. “Não temos o que reclamar, utilizamos muito para passear e quando não tínhamos essa possibilidade evitávamos andar de ônibus”, declaram.

No primeiro semestre de 2019 a foram feitas 1.002.701 viagens com o cartão Sênior gratuitamente. E esse número não inclui aqueles com mais de 65 anos que preferem entrar pela porta de trás após apresentar outro documento de identidade ao invés de fazer o cartão Sênior.

De acordo com secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Luiz Alberto Fioravante, apenas em 2019 foram cadastrados 3.821 novos passageiros na modalidade Sênior. Ao todo, são 118.886 portadores do cartão Sênior. “A vantagem em viajar sem pagar atrai cada vez mais a adesão a esse benefício”, declara o secretário Fioravante.

Para usufruir basta ter a partir de 60 anos e comparecer na Central de Atendimento do Terminal São Paulo ou em qualquer uma das sete unidades da  da Casa do Cidadão, com o comprovante de endereço e documento pessoal oficial, como o RG ou a habilitação. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Com a gratuidade, até mesmo amizades já foram conquistadas dentro dos ônibus, segundo dizem Aparecida Dias, 67 anos e Simone Pereira Dias, 70 anos. Contam que antes de completar os 60 anos quase não saíam. “Agora usamos para tudo, para ir ao médico e passear”, declaram.

Estes usuários também podem utilizar de maneira gratuita o Sistema Integrabike de empréstimo de bicicletas públicas, basta realizar o cadastro nas unidades da Casa do cidadão ou na Central de Atendimento do Terminal São Paulo, não perca esta oportunidade. A Urbes inclusive mantem o Escola do Pedala para Idosos, com cursos gratuitos que ensinam aqueles que ainda buscam a oportunidade de passear com as bicicletas.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP