Urbes realiza ações educativas na semana do dia do Motociclista


23/07/2019


Atividades contam com a parceria das empresas Honda e Yamaha

 

A equipe da Educação para o Trânsito da Urbes- Trânsito e Transportes agendou ações educativas na semana em que se comemora o dia do Motociclista, 27 de julho. O objetivo é conscientizar sobre pilotar de forma segura e também informar sobre os cuidados com a manutenção das motocicletas. Durante uma reunião entre os parceiros desta ação, entre eles, a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Políticas sobre Drogas e das empresas Honda e Yamaha, foram definidos locais e horários de blitz educativas, Pitstop com check up sobre as condições da moto e a celebração de um culto ecumênico.

A primeira ação será na quarta-feira (24) em dois pontos da avenida Dom Aguirre.  Em frente ao Corpo de Bombeiros e na praça Tadeu Strunk, a partir das 14h. Os profissionais irão abordar os motociclistas na Frente Segura, simulando um pit-stop. 

Já na sexta-feira (26), véspera do dia do motociclista, a blitz será na rua Cap. Bento Mascarenhas Jequitinhonha, do lado oposto à altura do número 2.103, onde serão realizadas abordagens para conscientizar sobre a importância de utilizar os equipamentos de proteção e a maneira correta do uso. A equipe ainda irá vistoriar as motocicletas, a fim de garantir a segurança dos motociclistas. Serão distribuídos materiais educativos com recomendações e dicas como complemento das orientações de segurança.

Para encerrar as atividades, um culto ecumênico “ Motociclista de Fé”, será celebrado na Praça do Campolim, na sexta-feira (26), véspera do Dia do Motociclista. As atividades começam a  partir das 18h e o culto está agendado para as 19h. Todos os motociclistas estão convidados.

As ações querem chamar a atenção para os índices que envolvem este público que está mais suscetível às gravidades dos acidentes e que vem a cada ano aumentando.

De acordo com o Detran, em Sorocaba, a frota de motocicletas subiu 7% nos últimos 4 anos, enquanto a frota de automóvel foi de 4%. Este crescimento reflete nas maiores causas de acidentes de trânsito. Segundo a estatística da Urbes (dentro do perímetro urbano), de janeiro a maio de 2019, foram 6 vítimas fatais, todos homens e a maioria com idades entres 20 e 40 anos.

“ A Urbes trabalha de três eixos de atuação: A Engenharia, que trabalha com sinalizações verticais e horizontais, a Fiscalização por meio de nossos agentes de trânsito e a Educação, que fortalece a importância da condução de forma segura. Estes três pilares são importantes para promovermos a paz no trânsito”, conta o secretario de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes Luiz Alberto Fioravante.

A Educação para o Trânsito da Urbes desenvolve um trabalho importante com ações de segurança no trânsito. Outras informações sobre as atividades e a agenda podem ser obtidas no Fale Conosco no site da Urbes: www.urbes.com.br.

 

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP