Sorocaba sediará a 71ª Reunião do Fórum Paulista de Mobilidade Urbana


19/06/2019


Evento é uma oportunidade para troca de experiências e discussões sobre políticas públicas na área

Projetos da área de mobilidade serão apresentados na 71° Reunião do Fórum Paulista de Mobilidade Urbana, em Sorocaba. A solenidade de abertura será no clube de Campo, no dia 27 de junho, a partir das 08h. Confirmaram presença o vice-governador Rodrigo Garcia, os secretários estaduais João Octaviano Machado Neto (Mobilidade e Transportes) e Alexandre Baldy de Sant´Anna Braga (Transportes Metropolitanos). A comitiva estadual será recebida pelo prefeito José Crespo, o secretário de Mobilidade e Acessibilidade que também é presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, e que foi o responsável pela organização do evento junto a diretoria do Fórum Paulista.

A solenidade de abertura reunirá também prefeitos da região metropolitana e dirigente públicos e os órgãos Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) , Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM) , e Associação Nacional de Transportes Públicos- ANTP.

Após a abertura, a partir das 12h, as atividades técnicas serão desenvolvidas nas dependências do Novotel. No dia seguinte, dia 28, as atividades começam a partir das 8h, também no Novotel e seguem até às 12h. O encontro será encerrado com uma visita técnica ao Centro de Controle Operacional da Urbes.

Esta é uma oportunidade para que os convidados conheçam empresas que trabalham com equipamentos da área e também participem de discussões relacionadas a legislação, financiamento para estudos e projetos, políticas estaduais e federais para o setor, plano diretor e zoneamento, programas de redução de acidentes de trânsito, planos de mobilidade urbana, inovações tecnológicas, avanço da indústria.

“Estamos em uma grande expectativa para receber estes profissionais e colegas da área no nosso município, podendo apresentar alguns projetos que já foram implantados e estão dando certo, tanto na área do Transporte, quando na área do trânsito. Entre eles, o BRT, os avanços do VLT, a nosso projeto do Integrabike, e no trânsito, o Whatsapp de denúncias do trânsito”, conta o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

O evento conta com a parceria das empresas  Consórcio Sorocaba (Consor) e a empresa BRT Sorocaba, Splice, Facens, Rumo Logística, Sorocaba Transporte Urbano Ltda -STU, AX4B e EMAIS- Urbanismo e a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP.

O Fórum Paulista de Mobilidade Urbana foi criado em 1994, sendo um colegiado, que tem como objetivo reunir responsáveis pela gestão pública dos transporte urbano e trânsito, visando estabelecer um canal permanente de divulgação e troca de experiências bem sucedidas nessas áreas, assim como o encaminhamento através de uma união apartidária de diversos secretários e prefeituras procurando soluções e encaminhamentos do interesse de todos, na busca incansável da melhoria e qualidade das políticas públicas de Mobilidade Urbana para as nossas cidades.

Atualmente, o Fórum Paulista congrega mais de 100 municípios paulistas, tendo sido realizadas 70 reuniões ordinárias, que ocorrem mais ou menos com um intervalo de 03 a 04 meses, em cidades diferentes do Estado de São Paulo, além das reuniões extraordinárias.
A inscrição segue até quarta-feira (19). Até o momento 32 municípios paulistas estão inscritos para o evento. A ficha de inscrição para pode ser encontrada no site www.mobilidadeurbanaassessoria.com.br.

Composição do Fórum

A Mobilidade Urbana Eventos – Assessoria, Consultoria, Planejamento e Organização de Eventos, desde o final de 2016 exerce a secretaria executiva e a coordenação do evento das reuniões do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que nesse ano está completando 25 anos de atividades.

A direção atual é formada por 1 presidente e 2 vices e a coordenação com secretários de cidades atuantes regionalmente distribuídas no Estado, que são eleitos pelos próprios secretários a cada 02 anos.

O Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana está consolidado como um importante espaço e interlocutor para o tratamento das principais questões estaduais referentes a mobilidade urbana no país, contando com apoio permanente da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, de órgãos competentes do Governo do Estado como o Detran/SP, DER, ARTESP, EMTU, Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, entre outros e do Governo Federal como SEMOB e DENATRAN, além de outras entidades envolvidas com o setor. Público Alvo: Secretários e Dirigentes Públicos que tratam da questão da Mobilidade Urbana nas cidades paulistas. O número de participantes a cada reunião tem sido de aproximadamente 100 a 200 pessoas, podemos trabalhar com uma média de 150 participantes entre (secretários e dirigentes públicos de órgãos do setor), e uma média de participação de 40 a 50 municípios de pequeno, médio e grande porte, além das autoridades do Governo Estadual e Federal.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP