Celular substitui Cartão Unitário como passagem de ônibus em Sorocaba


06/06/2019


Smartphone é recarregado por conexão à internet, sem precisar ir a um guichê da Urbes

Quem tem um celular smartphone pode deixar de comprar o Cartão Unitário emitido pela Urbes-Trânsito e Transportes. Basta instalar um aplicativo gratuito e aproximar a tela do celular do leitor dos cartões nas catracas dos ônibus ou entradas dos terminais para ter o acesso imediatamente liberado. 

Com o pagamento pelo celular sequer é preciso ir até algum guichê ou procurar revendedores da Urbes, já que os créditos das passagens são inseridos diretamente no celular. As recargas no celular são feitas via internet com os dados de um cartão de débito ou de um cartão de crédito.

A passagem no celular tem o mesmo valor do Cartão Unitário, R$ 4,40. No celular ela tem validade de 60 minutos após a compra. Esse serviço é oferecido pela própria Urbes-Trânsito e Transportes, em parceria com o aplicativo CittaMobi. 

O aplicativo é grátis e está disponível tanto para o sistema Android como iOS. Quem ainda não tem instalado pode baixar nas lojas de APPs. 

Como pagar com o celular

Basta apontar a tela do celular com o QRCode da passagem no leitor do cartão para a liberação da catraca no ônibus ou nos terminais. O QRCode é imediatamente gerado pelo aplicativo CittaMobi, após a compra dos créditos. Quem ainda não tem o CittaMobi, a primeira providência é instalar o aplicativo gratuito e antes da primeira viagem de ônibus fazer a recarga na opção passagem. 

A tela inicial do aplicativo apresenta a marca CittaMobi e automaticamente exibe a tela do mapa com a localização dos pontos de ônibus. No canto superior esquerdo, ao lado do campo “Vai para onde”, há três riscos verticais que representam a opção Menu. É preciso tocar nos três riscos e arrastar para cima até chegar à opção “Bilhetes”, localizada no pé da página.

Após tocar na opção bilhetes uma nova tela apresenta as opções “Bilhetes” e “Passagens”. A recarga deve ser feita na opção “Passagens”. A opção “Bilhetes” só deve ser usada por quem deseja inserir crédito em algum dos demais cartões plásticos da família de passagens da Urbes. 

Muito mais benefícios

O aplicativo CittaMobi garante outros benefícios para os passageiros dos ônibus do sistema de transporte coletivo urbano. Basta estar conectado com a internet para consultar a qualquer momento, na tela do celular, a previsão de tempo para a chegada do ônibus no ponto onde você está. Selecionando uma linha ou ponto como “favorito” no aplicativo, a consulta fica ainda mais rápida.

O botão de incidente grave garante mais segurança em todas as viagens. Trata-se de eficaz recurso nas mãos dos passageiros para acionar a polícia em tempo real, em eventuais casos de violência durante as viagens de ônibus, como se houver um assalto ou assédio sexual.

O CittaMobi também tem um roteirizador que permite definir o melhor trajeto para você, de um lugar a outro da cidade. A funcionalidade inclui a possibilidade de escolher em usar mais do que uma linha, indicando a necessidade de realizar parte do trajeto a pé em cada uma das opções. 

O aplicativo também conta com uma interface para informar problemas e enviar a sua opinião a respeito do sistema de transporte em Sorocaba. Podem ser informações relativas ao ponto, ao ônibus ou ao próprio aplicativo, por exemplo.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP