Urbes atinge toda região e quase 5 mil pessoas em Sorocaba no Maio Amarelo


04/06/2019


A Urbes – Trânsito e Transportes aderiu fez a diferença pela campanha nacional Maio Amarelo com a difusão de mensagens de conscientização para o trânsito mais seguro à população de toda a região. As ações publicitárias tiveram alcance regional via emissoras de rádio, TVs, jornais e outdoors em movimentadas vias que diariamente recebem motoristas de outras cidades. Para quem vive em Sorocaba as ações foram ainda mais incisivas, com dicas e instruções realizadas pessoalmente ao público alvo, por profissionais da Equipe de Educação para o Trânsito da Urbes. Exatamente 4.928 pessoas, entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas participaram de palestras, blitz no trânsito, dinâmicas e instalações de simulação de realidade. 

 

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura de Sorocaba e presidente da Urbes-Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, explica que em anos anteriores as ações da Urbes garantiram reconhecimento nacional para Sorocaba pela participação na campanha. “Fomos às ruas, às escolas, empresas, ciclovias e em clube para conscientizar todos que podem tonar o trânsito mais seguro. Aprimorar essa a campanha é salvar vidas pois atitudes responsáveis no trânsito reduzem os acidentes. O prefeito José Crespo apoiou e a nossa campanha contou com ações quase diárias”, explica o secretário Fioravante.   

 

Entre as atividades de conscientização promovidas pela Urbes durante todo o mês de maio, a instalação Labirinto fez com que jovens sóbrios sentissem sintomas semelhantes aos provocados pelo consumo de álcool, como confusão para perceber o que ocorre no entorno, lentidão para reagir e desequilíbrio, ao mesmo tempo que atores reagiam como se estivessem embriagados ou feridos por acidentes no trânsito. Em outra ação, a Escola do Motociclista, foram ofertadas aulas práticas e instruções teóricas sobre direção defensiva para os motociclistas.  

 

Também foram proferidas palestras de Educação para o Trânsito com os temas Maio Amarelo e Motociclista Seguro; campanha de conscientização para ciclistas pelo programa Pedale Seguro; aulas do Escola do Pedala Idoso e aulas do Escola do Pedala, que ensinam a andar de bicicleta com mais segurança no trânsito e as exibições dos espetáculos teatrais Casos Celestiais, Deu Ruim, Super Amarelinho e o Teatro de Fantoches. Ainda teve treinamentos e vistorias com os motoristas nas garagens das empresas de ônibus que fazem o transporte coletivo urbano em Sorocaba. 

 

Nas ruas, as atividades foram realizadas nas avenidas General Osório (Trujillo), Dom Aguirre (em frente do Parque das Águas e do Poupa Tempo), Paulo Emanoel de Almeida (região do Wanel Ville) e Comendador Pereira Inácio (região central) e na praça Dr. Ferreira Braga, no Centro, com ações de conscientização para ciclistas ou blitz educativas para motoristas de demais veículos em trânsito. No Clube dos Idosos e no Parque das Águas foram promovidas diversas instruções que ensinam a andar de bicicleta com mais segurança. 

 

Para os estudantes foram promovidas palestras, peças teatrais e instalação de simulações de percepção na escola municipal Matheus Maylasky, escolas estaduais Laila Galep Sacker e Zélia Dulce de Campos Maia; na Universidade Paulista (Unip), Universidade de Sorocaba (Uniso) e Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e nos colégios Uirapuru e COC.  

 

Nas empresas, diversas atividades de conscientização e treinamentos foram promovidos para equipes de profissionais da Sorocaba Refrescos, Consórcio Sorocaba (Consor), Sorocaba Transporte Urbano (STU), Grupo Splice, CFC Aliança, Maple Bear, Votorantim Cimento, Bureau Veritas, Montag Serviços de Eletricidade.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP