Prefeitura entrega 30 ônibus 0 km no lançamento de nova identidade visual integrada e adoção de tecnologias


28/05/2019


Durante a entrega de 30 ônibus zero quilômetro para a frota do transporte coletivo, o prefeito José Crespo e o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes-Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, lançaram a nova identidade integrada entre modais e a adoção de novas tecnologias para a mobilidade do transporte coletivo em Sorocaba, que inclui novos cartões e futura instalação de biometria facial. A solenidade foi promovida no estacionamento do Paço Municipal, na manhã desta terça-feira (28). Os primeiros dos 30 novos ônibus começam circular na quarta-feira (29) e até o sábado (1º) todos estarão atendendo a população. 

O prefeito José Crespo enfatizou a qualidade dos ônibus, a nova comunicação visual e a tecnologia embarcada. “Importante reconquistar a preferência dos passageiros para o equilíbrio com os custos do sistema. O nosso transporte público está à frente da maioria das cidades, inclusive de várias capitais”, declarou o prefeito. O secretário Luiz Alberto Fioravante anunciou que todos os veículos do transporte público ganham o mesmo layout e a cor cinza predominante, contudo, com destaques em outras cores para diferenciar os modais. “Os ônibus convencionais têm destaque em amarelo, os do VLT em azul, os especiais na cor vermelha e nos futuros elétricos será o verde, declarou.  

consultor de comunicação e marketing do Consórcio Sorocaba (ConSor), Roberto Sganzerla, anunciou que Sorocaba vai deixar de ter várias modalidades de cartão para o pagamento das passagens. “Estamos adotando a biometria facial que dispensa a identificação no plástico, pois a tecnologia saberá se o passageiro que embarca no ônibus é mesmo o responsável pelo cartão que está portando”, explicou. Todos os que já possuem os atuais cartões podem utilizá-los normalmente.  

Os carros zero quilômetro vão atender as linhas 02 – Brasilândia, 05 – Vila Carvalho, 08 – Trujillo, 19 – Progresso, 20 – Carol, 21 – Lopes de Oliveira, 23 – Industrial, 26 – Ipanema, 36 – Porcel, 39 – Aldeia dos Laranjais, 45 – Retiro São João, 50 – Hungarês, 54 – Paes de Linhares, 56 – Iguatemi, 61 – Iporanga e 79 – Policlínica. Os 30 carros representam 8,5% de toda a frota operacional e chegam para substituir os veículos com mais tempo de uso em circulação. 

Os novos ônibus são equipados com sinal wi-fi para uso gratuito de internet pelos passageiros, duas áreas reservadas para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de roda, elevadores para embarque e desembarque de cadeirantes e ainda são menos poluentes.  Com a chegada dos novos veículos, Sorocaba passa a ter 60 ônibus com wi-fi e com espaço duplo para as cadeiras de roda.  

Nas laterais e traseira a cor predominante é o cinza, que ao sol, conferem a característica prateada. Também há detalhes na cor azul e as inscrições “urbano”, “+ Sorocaba”, o logotipo da Prefeitura de Sorocaba e um desenho simulando os traços do Paço Municipal.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP