ESPECIAL RECUPERA SOROCABA – Urbes renova sinalização de ruas e pontos de ônibus na região do Éden e Cajuru


24/05/2019


A Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura (Semob), por meio da Urbes – Trânsito e Transportes garante mais segurança e ao trânsito e moderniza a aparência das ruas do bairro Éden e região. Com mais e novas placas, sinalização recém pintada no asfalto e pontos de ônibus reformados e revitalizados, quem se desloca pela região está mais seguro, mais confortável e muito bem orientado, seja caminhando ou na direção de um veículo. Essa é a contribuição da Urbes para 7 ª edição do projeto Recupera, que será entregue neste sábado (24) pelo prefeito José Crespo.

O secretário de Mobilidade de Acessibilidade e presidente da Urbes-Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, anuncia que foram instaladas 130 novas placas de trânsito, seja em novos pontos ou em substituição a outras danificadas, foram pintados 1.900 metros quadrados de sinalização viária no solo e os pontos de ônibus receberam diversas reformas, conforme a necessidade: substituição por abrigos novos, pintura de abrigos, troca de bancos, substituição de poste de madeira danificado por poste metálico com placa de ônibus, limpeza de pichações ou cartazes colados e retirada de mato. “Junto com as demais secretarias nós trabalhamos para o prefeito entregar um novo bairro à população neste sábado”, enfatiza Fioravante.

O trabalho envolveu cerca de profissionais trabalhando em turnos do dia e da noite para renovar a segurança, o visual e o conforto de cerca de 40 principais vias da região do bairro Éden.

As pinturas são realizadas manualmente e com máquinas, quando há uma grande extensão de faixa, por exemplo. A tinta utilizada é de alta durabilidade, composta por microesferas que tornam refletivas a noite. São poucas horas para secar e os trabalhos ocorrem durante todo dia, inclusive de madrugada, para diminuir a interferência no trânsito.

A região do Éden, Cajuru, Aparecidinha, Iporanga, bairro dos Carvalhos é atendias por nove linhas de ônibus com uma frota de 31 veículos servindo essas linhas. Para garantir mais conforto aos passageiros foram vistoriados todos os pontos de ônibus e reformados e limpos os que tinham essa necessidade. Também foram recuperadas as sinalizações verticais. As placas retiradas são reaproveitadas, pelo setor operacional da Urbes e em breve voltam novas, a equipar ouras vias de Sorocaba.

O programa Recupera Sorocaba é idealizado pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) e emprega uma força-tarefa com várias secretarias municipais para revitalizar os bairros, levando a campo também os profissionais das secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo); de Saneamento (Sesan); do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O programa recebe também o apoio das secretarias de Esportes e Lazer (Semes) e Cultura (Secult).

As solicitações para levar o Recupera aos bairros são realizadas por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), pelo telefone (15) 3238- 2507 ou pelo e-mail secom@sorocaba.sp.gov.br.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP