Lojistas conhecem detalhes sobre o novo sistema de transporte de Sorocaba


28/03/2019


Apresentação do BRT foi realizada no anfiteatro do shopping Cidade, na Zona Norte

 

Os lojistas credenciados na Associação Comercial de Sorocaba tiveram a oportunidade de conhecer detalhes do novo sistema de transporte de Sorocaba, o BRT, nesta quinta-feira (28), em uma apresentação realizada pela equipe da empresa que opera as obras e também da Urbes- Trânsito e Transportes que coordena a implantação do novo modal. O encontro com os empresários foi na Zona Norte, região onde se concentram atualmente as obras. O anfiteatro do shopping Cidade foi cedido gratuitamente pela administração.

Por meio de uma apresentação com números e imagens de como será a implantação e operação do novo sistema de transporte coletivo, os lojistas puderam visualizar as estações, as plataformas de embarque e desembarque e os veículos.  “Estamos muito próximo do local das obras e dos comerciantes que aqui residem, sentimos a necessidade de chamá-los para dar os detalhes de como estão as obras e como será este transporte que ainda muitos desconhecem”, contou o secretário de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura e presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Luiz Alberto Fioravante.

Para o presidente do BRT, Henrique Dávila, a ocasião é mais uma oportunidade de divulgação de um projeto que irá revolucionar o transporte de Sorocaba. “ Nós somos transparentes e estamos sempre à disposição para informar todos os detalhes desta obra tão importante do governo Crespo”, declarou ele.

Após a apresentação, o espaço foi para perguntas sobre dúvidas que ainda poderiam existir. Quem também contribuiu com as informações foi o engenheiro responsável pelo BRT, Luiz Massariol. A apresentação aos lojistas contou com a importante colaboração da Associação Comercial de Sorocaba, que auxiliou na convocação dos comerciantes da região e da União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba – UCENS, que cedeu os equipamentos.

O novo sistema de transporte coletivo, o BRT, tem como principal característica o deslocamento por corredores com toda a infraestrutura que garante viagens com regularidade, ou seja, em velocidade constante e sem paradas ou esperas desnecessárias. Até mesmo os semáforos são equipados com sensores para priorizar a preferência ao tráfego dos ônibus. A sigla BRT é a abreviação do termo em inglês Bus Rapid Transit, que significa justamente ônibus de trânsito rápido. O sistema BRT vai operar com 125 ônibus novos, sendo 41 articulados com capacidade para 141 passageiros; 11 padrons especiais, com capacidade para 96 passageiros e 73 padrons, com capacidade para 82 passageiros. Os ônibus terão portas em ambos os lados.

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP