Jovens da escola Dr. Arthur Cyrillo Freire integram projeto de educação de trânsito


13/08/2018


Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Dr. Arthur Cyrillo Freire” participaram, nesta terça-feira (14), de mais uma etapa do projeto “Party: na Direção da Vida”. Durante o projeto os jovens estudantes receberam orientação e puderam vivenciar as consequências dos eventos traumáticos no trânsito. Durante quatro horas os adolescentes, entre 15 e 18 anos, assistiram palestras, ouviram testemunhos de quem já sofreu eventos traumáticos no trânsito e visitaram o setor de trauma do Hospital Regional.

A atividade, realizada pela Prefeitura de Sorocaba através da Urbes – Trânsito e Transportes, visa expor ao público jovem os fatores de risco da ingestão de bebidas alcoólicas atrelado à direção de veículos automotores. O grupo é formado justamente por jovens que estão prestes a concluir o Ensino Médio e que se tornarão os multiplicadores desse trabalho entre os colegas da escola. 

Depois da série de exposições, os alunos seguiram divididos em dois grupos em visitas à ala de trauma do Hospital Regional, onde foram acompanhados por médicos que explicaram as complexidades das lesões sofridas pelos pacientes em acidentes de trânsito. 

São parceiros dessa ação as secretarias de Desenvolvimento Social e da Educação, a Concessionária CCR Viaoeste, a Liga do Trauma da Pontifícia Universidade Católica, a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Hospital Regional de Sorocaba.

 

Sobre o Party

O programa Party - Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986. O programa foi moldado e desenvolvido primeiramente por membros da equipe de trauma do Hospital de Sunnybrook, onde o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em eventos traumáticos de trânsito era alto.

Desde o primeiro Party, em 1986, o programa tem crescido imensamente. Atualmente ele é difundido em todo o Canadá e já se expandiu para outros países como: Brasil, Austrália, Japão, Alemanha e Estados Unidos, tendo mais de 1 milhão de jovens conscientizados, inclui mais de 100 sites ao redor do mundo e continua a crescer e a se desenvolver tanto no Canadá quanto internacionalmente.

Esse programa busca a prevenção primária do trauma em jovens prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação, CNH. O modelo a ser seguido é utilizado em todo o mundo e seus resultados são reconhecidos pela comunidade científica internacional.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP