Prefeitura implanta faixa exclusiva para motociclistas


05/07/2018


Ideia ainda está em fase experimental e visa reduzir os índices de acidentes envolvendo motocicletas

 

Na manhã desta quinta-feira (05), o prefeito de Sorocaba, José Crespo, e o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Franchim, lançaram o projeto “Frente Segura” com a implantação da primeira área de espera exclusiva para motos em semáforo na avenida Dom Aguirre.

Com uma sinalização horizontal de três metros, a faixa vai dar prioridade aos motociclistas e aos ciclistas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que eles possam partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir, evitando ultrapassagens arriscadas.

“As faixas exclusivas vieram para trazer mais segurança aos motociclistas e ao trânsito. Os motociclistas e ciclistas terão prioridade, evitando que tenhamos ultrapassagens arriscadas e diminuindo o número de acidentes em nossa cidade”, disse o prefeito José Crespo.

A faixa de retenção também permite mais conforto para os automóveis, uma vez que elimina a aglomeração de motos ao lado dos carros e a disputa pelo espaço. Consideradas um meio de transporte vulnerável, as motocicletas são os veículos que mais se envolvem em acidentes de trânsito.

“Recebemos o pedido dos motociclistas e prontamente implantamos por reconhecermos a importância de proteger aqueles com maior vulnerabilidade no trânsito. A vontade do governo do prefeito José Crespo é a de fazer o melhor”, completa o presidente da Urbes Luiz Carlos Franchim.

Em caráter experimental, esta área também será implantada em outros cinco cruzamentos: avenida Afonso Vergueiro com a rua Amazonas, avenida Armando Pannunzio com a avenida Santa Cruz, avenida Santa Cruz com a avenida Luiz Mendes de Almeida, avenida Comendador Oeterer com a rua Mascarenhas Camelo e avenida Edward Fru Fru com a rua Atanásio Soares. Os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias. A proposta é expandir a faixa em outros cruzamentos de grande movimentação na cidade.

Também prestigiaram o lançamento do “Frente Segura” os secretários municipais Jeferson Gonzaga (Segurança e Defesa Civil) e Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), além do comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Mariano; do comandante do 15º. Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, tenente-coronel Miguel Angelo de Campos; capitão Alexandre, representando o coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, comandante do Policiamento do Interior (CPI/7); capitão Rogério Lima, comandante da 5a. Cia, representando o comandante do 7º Batalhão da Policia Militar, major Renê; e representantes do Sindicato dos Motociclistas, da Associação de Motoboys e do Observatório Nacional de Segurança Viária.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP