Abastecimento de combustível na frota de ônibus de Sorocaba normaliza


01/06/2018


O abastecimento de óleo diesel da frota do Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba voltou ao normal nesta sexta-feira (1), com a chegada logo no início da manhã, por volta de 7h30, de dois caminhões de combustível nas garagens das empresas concessionárias Consor e STU feita através de encomenda habitual e sem necessidade de escolta. Com isso, a Urbes – Trânsito e Transportes informa que a partir de segunda-feira (4), o atendimento estará normalizado e os 371 ônibus da frota operacional vão circular nas ruas da cidade.

Nesta sexta-feira (1), ponto facultativo em razão do feriado de Corpus Christi, os ônibus deveriam rodar com tabela de domingo, porém operam com 85% da frota (tabela “Dias Especiais”) como está sendo feito desde o início desta semana, o que corresponde a 40% a mais de veículos nas ruas do que qualquer outro dia de ponto facultativo. No sábado e domingo, o Transporte Coletivo segue a tabela que já é programada normalmente para esses dias do final de semana.

A mobilização nacional dos caminhoneiros ocorre desde o dia 21 de maio e, desde então, devido à falta de combustível, serviços públicos de todo o Brasil foram afetados. Em Sorocaba, graças ao trabalho do Gabinete de Crise, que foi instalado pelo prefeito José Crespo no dia 26 de maio, foram definidas estratégias para garantir a continuidade dos serviços públicos municipais neste período.

O Gabinete de Crise, que integra todas as secretarias municipais, a Urbes, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e os organismos públicos de segurança, como as polícias Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro, vem trabalhando conjuntamente para amenizar os efeitos da paralisação junto à população.

A força tarefa da Urbes viabilizou o abastecimento da frota de ônibus de Sorocaba, garantindo o transporte público aos usuários neste período, assim como o abastecimento das viaturas do Samu, dos caminhões de lixo e do oxigênio para hospitais da cidade.

Para o abastecimento dos ônibus, um caminhão escoltado por viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, que integram o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, conseguiu abastecer combustível em Barueri (SP) e São Paulo (SP) em quatro viagens desde o último domingo (27).

O Sistema de Transporte Coletivo possui 107 linhas de ônibus em operação que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo. Para consultar os horários das linhas, os usuários podem entrar em contato pelo telefone 118, conferir no site da Urbes (www.urbes.com.br) ou ainda acessar o App InfoBus.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP