População ganha 16 ônibus zero quilômetro no Transporte Coletivo


23/04/2018


A principal novidade é que os veículos possuem espaço para acomodar duas cadeiras de roda, uma reivindicação antiga de usuários cadeirantes


 

Nesta segunda-feira (23), o prefeito José Crespo e o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim, entregaram 16 ônibus zero quilômetro para o Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba. O evento foi realizado no estacionamento localizado em frente ao Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, e contou com a presença de vereadores, secretários e as empresárias Niége Chaves, da Consórcio Sorocaba (Consor), e Marcela Constantino, da STU.

“Este é um ato muito importante. O transporte coletivo não serve apenas aos usuários, mas a toda a população sorocabana, mesmo àqueles que não se utilizam do serviço. Para exemplificar, basta imaginar quando o transporte para por algum motivo e a cidade fica um caos”, destacou o prefeito José Crespo.

Além de agradecer a equipe da Urbes e a empresa Consor pela entrega dos novos ônibus, o prefeito fez questão de homenagear os motoristas presentes na solenidade. “Esses valorosos condutores dedicam suas vidas, alguns há anos, neste serviço tão importante. Eles são os responsáveis por receber sugestões e críticas para que possamos resolvê-las. Peço a todos uma salva de palmas especial a eles”, enfatizou.

A entrega desses veículos faz parte do plano de melhoria do Transporte Coletivo, com a renovação e a ampliação da frota. “A principal novidade deste lote é que os novos ônibus tem espaço para duas cadeiras de roda, uma solicitação antiga dos cadeirantes que se utilizam do transporte coletivo. Os veículos também tem carregadores com entrada USB para a utilização dos passageiros”, destaca o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.

Os ônibus do modelo Padron estão incorporados à frota da Consor e vão substituir a partir desta terça-feira (24) 11 veículos com maior tempo de uso nas linhas 81-Carandá (6 veículos), 31-Cajuru (cinco veículos) e 53-Éden (cinco veículos). Os outros cinco vão permanecer na frota da empresa e beneficiar as linhas 16-Angélica/Botucatu, 38-Aparecidinha/Éden, 39/1-Santa Esmeralda e 59-Maria Eugênia, com veículos maiores.

No total, o plano de melhoria prevê 60 ônibus zero quilômetro entregues pela Consor neste ano. Outros 14 veículos articulados, que terão espaço para dois cadeirantes, ar-condicionado e wi-fi, serão entregues ainda neste primeiro semestre. Já os 30 restantes, no segundo semestre deste ano.

“O nosso objetivo é promover o melhor atendimento possível aos usuários do Transporte Coletivo, ampliando o conforto, a comodidade e a segurança da população, dando respeito e dignidade a quem depende das linhas municipais para se deslocar para casa ou para o trabalho”, enfatiza Franchim.

Os ônibus atendem às normas de acessibilidade vigentes, possuem rampa e elevador na porta central, itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em LED, câmeras de vigilância e GPRS para melhor controle da operação e segurança aos usuários. Os veículos novos apresentam acabamento diferenciado com maior qualidade e espaço interno gerando mais conforto e bem-estar aos passageiros e são equipados com os novos motores modelo Euro V – Fase 7, que são menos poluentes.

O Sistema de Transporte Coletivo possui 107 linhas de ônibus em operação que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo. A Consor possui uma frota operacional de 173 ônibus e a STU, 174. Com a ampliação, a frota da Consor passa a ter 178 veículos.

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Manga, os vereadores Fernando Dini, José Francisco Martinez e Rafael Militão, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, e os secretários municipais Marcelo Regalado (Fazenda), Luiz Fioravante (Planejamento e Projetos), Alexandre Robim (Chefe de Gabinete), Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Eric Vieira (Gabinete Central), Werinton Kermes (Cultura e Turismo), Carlos Rocco (Corregedor Geral do Município), Flavio Chaves (Relações Institucionais e Metropolitanas), Fabio Camargo (Habitação e Regularização Fundiária), Laerte Molleta (superintende do Procon), Werinton Kermes (Cultura e Turismo), Suélei Gonçalves (Cidadania e Participação Popular), Cíntia de Almeida (Igualdade e Assistência Social), Osmar Thibes (Recursos Humanos), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos) e Fernando Oliveira (Abastecimento e Nutrição).




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP