Iniciativa pioneira de Sorocaba vai utilizar energia solar fotovoltaica nos terminais de ônibus


19/02/2018


 

A ideia será levar futuramente esta energia limpa também a outros prédios públicos

 

O prefeito José Crespo e o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Franchim, assinaram nesta segunda-feira (19), no Salão de Vidro do Paço Municipal, um protocolo de intenções com o secretário de Estado de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, para promover a geração de energia solar fotovoltaica e a eficiência energética nos dois terminais de ônibus de Sorocaba. A iniciativa municipal denominada projeto Eco Light – que é pioneira no Estado de São Paulo – fez parte das atividades em comemoração aos 40 anos de fundação da Urbes (22 de fevereiro).

 

“Essa é uma notícia muito bem-vinda e importante durante as comemorações dos 40 anos da Urbes. Sorocaba se coloca na vanguarda utilizando energia limpa. Este é o futuro. A ideia é começarmos nos terminais e depois expandir para outros prédios públicos. Parabéns a Urbes, essa foi uma excelente atitude”, destacou o prefeito José Crespo.

 

Para o secretário estadual João Carlos Meirelles, foi uma honra participar deste momento tão importante para a cidade. “Este é um projeto pioneiro e Sorocaba está saindo na frente neste processo, iniciando um processo inovador, assegurando economia financeira, segurança energética e introduzindo na consciência coletiva da população a questão da energia limpa. Nos 40 anos da Urbes, Sorocaba inicia uma grande revolução energética no país”, ressaltou.

 

“É uma grande honra assinar este protocolo de intenções. Vamos utilizar a energia solar em nossos terminais de ônibus, que é uma fonte inesgotável e limpa em prol da sustentabilidade. Com isso, nós conseguiremos reduzir 80% dos custos das contas de energia e com esta economia vamos pagar a implantação destas placas. É um modelo autossustentável”, explicou o presidente da Urbes.

 

Para isso, será formado um grupo técnico com profissionais da Prefeitura, da Urbes e da Secretaria de Estado de Energia e Mineração para elaborar o projeto que será desenvolvido no Terminal Santo Antônio e no Terminal São Paulo. O trabalho prevê a instalação de placas fotovoltaicas no telhado do Terminal Santo Antônio, que fornecerá energia também para o Terminal São Paulo. A unidade fotovoltaica terá capacidade instalada de 1.000 quilowatts (kW). O sistema de iluminação atual será trocado nos dois terminais por lâmpadas mais eficientes de LED.

 

Também participaram da solenidade os vereadores Rafael Militão e Anselmo Neto, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, além dos secretários Fabio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Marta Cassar (Educação), Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), Jessé Loures (Meio Ambiente, Parques e Jardins), Gustavo Barata (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais), Fernando Oliveira (Abastecimento e Nutrição), Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos), Werinton Kermes (Cultura e Turismo), Eric Vieira (Gabinete Central) e o corregedor Carlos Alberto de Lima Rocco Junior.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP