COMUNICADO À POPULAÇÃO: Transporte coletivo terá paralisação na segunda-feira


15/02/2018


 

A Urbes – Trânsito e Transportes informa à população sorocabana que foi notificada na tarde da última quarta-feira (14) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região sobre a paralisação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano na cidade, em razão da Greve Nacional contra a Reforma da Previdência, anunciada para a próxima segunda-feira (19). A greve, que inclui o Serviço de Transporte Especial, terá início a partir da meia-noite de segunda-feira e deve durar 24 horas.

Como o Transporte Coletivo é um serviço essencial a milhares de sorocabanos, a Urbes vai ajuizar uma ação cominatória de obrigação de fazer com pedido liminar, solicitando que 70% dos ônibus de cada empresa (STU e Consor) circulem durante este período. O pedido será analisado pela Justiça do Trabalho.

Contudo, se mesmo assim a paralisação total dos ônibus ocorrer, os terminais Santo Antônio e São Paulo permanecerão fechados até a normalização do serviço. A Urbes lamenta esse tipo de manifestação que prejudica muito o deslocamento da população e orienta a quem puder, que altere as suas viagens, até que o serviço seja normalizado.

O sistema de transporte possui 107 linhas de ônibus em operação que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo.

 

Trânsito

A Urbes informa ainda que manterá agentes de trânsito posicionados em pontos estratégicos de tráfego para minimizar os efeitos da paralisação. Para facilitar a fluidez do trânsito, a Urbes vai liberar a circulação de veículos em todas as faixas exclusivas de ônibus na segunda-feira, enquanto durar a paralisação geral dos ônibus. A central semafórica operará em esquema diferenciado para dar fluidez às vias arteriais. Já os agentes que trabalham no CCO Trânsito (Centro de Controle Operacional) auxiliarão no monitoramento do trânsito através das câmeras instaladas na cidade.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP