Prefeito assina autorização para instalar o BRT


15/01/2018


O prefeito José Crespo assinou a autorização para implantar o BRT (Bus Rapid Transit), durante entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta segunda-feira (15), no Paço Municipal. O vencedor da concorrência internacional que assume o contrato é a Consórcio BRT Sorocaba, que vai implantar e operar o sistema BRT no município. O Consórcio BRT Sorocaba agora vai preparar os projetos e na sequência iniciar as obras, com a previsão da conclusão em 18 meses. “Sorocaba ganha muito com isso, é um novo sistema de transporte”, declarou o prefeito José Crespo.

Com corredores e faixas exclusivas, as linhas terão maior velocidade comercial, garantindo pontualidade e regularidade entre as partidas. A frota será totalmente substituída por veículos novos e mais confortáveis, com ar condicionado e Wifi. Serão 125 ônibus novos: 41 articulados com capacidade para 141 passageiros; 11 padrons especiais, com capacidade para 96 passageiros e 73 padrons, com capacidade para 82 passageiros. Os ônibus terão portas em ambos os lados, as da esquerda do veículo terão a mesma altura das plataformas, sem a necessidade dos passageiros descerem ou subirem escadas. As estações para a espera serão tubulares, com ar condicionado e Wifi e o pagamento da tarifa será pago pelo passageiro no ato de entrar na estação, dando mais agilidade para o embarque nos ônibus.

Ao longo do corredor BRT os pontos de ônibus serão substituídos por estações no canteiro central, garantindo a acessibilidade e segurança. O pavimento, a sinalização e os semáforos serão substituídos e adequados ao sistema. Serão construídos três terminais de bairros para a integração entre as linhas e maior conforto na espera do ônibus.

As obras iniciarão pelo Corredor BRT Itavuvu, que vai sair do bairro Vitória Régia até o Terminal Santo Antonio. Serão 5,5 quilômetros de corredor, um terminal no bairro Vitória Régia, dez estações BRT e duas estações de integração. O corredor estrutural H. Matarazzo terá 1,9 km e cinco abrigos. O corredor estrutural Comendador Oeterer terá 1,7km e seis abrigos.

O corredor estrutural centro vai ligar o Terminal São Paulo ao Terminal Santo Antonio, com 17 abrigos. O corredor estrutural sul terá 4 km e 28 abrigos. No corredor estrutural leste serão 5,9 km e 28 abrigos. O corredor BRT Ipanema terá 6,2 km, um terminal BRT, nove estações BRT e uma estação de integração. O corredor estrutural General Osório terá 2,2 km e 13 abrigos e o corredor BRT Oeste terá cinco quilômetros de extensão, um terminal BRT, nove estações BRT e uma estação de integração.

O prazo de concessão é de 20 anos e o valor do contrato por todo esse período é de R$ 2,4 bilhões. Haverá subvenções, inclusive com investimentos do Governo Federal. Serão R$ 127,2 milhões em recursos do Ministério das Cidades; R$ 6,7 milhões em contrapartida da Prefeitura; R$ 65 milhões em recursos da concessionária que assumiu o contrato. O restante do recurso também terá origem na arrecadação da tarifa do transporte e subsídio do município.

A presidente do Consórcio BRT Sorocaba, Niege Chaves, declarou que nos próximos dias fará a divulgação do cronograma mais detalhado da implantação do BRT. Citou que serão feitas pesquisas com os cidadãos para prestar para que o BRT os atendam da forma mais eficaz. Durante a entrevista coletiva, o secretário da Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Siqueir Franchim, declarou que o BRT faz os itinerários muito mais rapidamente e que a qualidade do transporte vai ficar muito melhor.

O secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante, enfatizou que a autorização para a implantação do BRT é um marco histórico, vai garantir qualidade e aumentar o número de passageiros, reduzindo o deficit no caixa único. O chefe da Promotoria Econômica, Alceu Segamarchi disse que o início da implantação do BRT é uma vitória, um Salto de qualidade e com R$ 127,2 milhões em subsídios do Governo Federal.

Além dos nomes já citados, participaram do ato da assinatura para a autorização do início da implantação do BRT, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, os secretários municipais Jeferson Calixto (Igualdade e Assistência Social), Alexandre Robin (Gabinete do Poder Executivo), José Olímpio Júnior (Abastecimento e Nutrição), Eloy Oliveira (Comunicação e Eventos); Eric Vieira (Gabinete Central), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Gustavo Barata (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), Jessé Loures (Meio Ambiente, Parques e Jardins), Marcelo Regalado (Fazenda), Marinho Marte (Relações Institucionais e Metropolitanas) o secretário interino de Recursos Hídricos e diretor geral interino do Saae Sorocaba, Luís Fernando Zacariotto, Marina Elaine Pereira (Ouvidora do Município), Carlos Rocco Júnior (Corregedor do Município), o diretor do Procon, Laerte Moleta e os vereadores vereadores Rafael Militão, Fausto Peres, Pastor Luis Santos e a vereadora Cíntia de Almeida foi representada pela assessora Cláudia Previtalli.

Dados do BRT Sorocaba
40 km de corredores e faixas exclusivas;
28 Estações de embarque;
4 Estações de Integração;
3 Terminais de bairro
96 Abrigos novos;
Wi-fi
6 Novas Linhas Exclusivas do BRT
125 Ônibus Novos
Renovação Urbana: adequação de calçadas, ciclovias, mobiliário urbano, paisagismo nas áreas de influência das estações e abrigos.




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