Sorocaba vai fiscalizar trânsito por vídeo-monitoramento


27/11/2017


As câmeras vão flagrar infrações, como veículo parado sobre a faixa de pedestre, estacionamento em local proibido, deixar de dar preferência ao pedestre na travessia, entre outras.

 

A partir do dia 11 de dezembro, a Urbes – Trânsito e Transportes vai ampliar a fiscalização do trânsito de Sorocaba com o objetivo de coibir as irregularidades cometidas por condutores, reforçando a segurança viária nas ruas e reduzindo o número de acidentes. As 67 câmeras de vídeo-monitoramento instaladas nas principais vias de Sorocaba vão auxiliar na fiscalização do trânsito 24 horas por dia, ampliando a observação do agente de trânsito em mais locais, ao mesmo tempo.

“Adotaremos esta nova medida para melhorar as condições de segurança em nossas vias, para reduzir os acidentes e, principalmente, as mortes no trânsito”, explica o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.

Ao longo dos últimos anos, vem caindo o número de vítimas fatais no trânsito, graças a várias medidas tomadas pela Urbes através de ações coordenadas e permanentes entre os setores de Engenharia de Tráfego, Educação para o Trânsito e Fiscalização do Trânsito.

De acordo com as estatísticas da Urbes, em 2013, Sorocaba teve 61 vítimas fatais. Em 2014, este número passou para 44. Em 2015 e 2016, ocorreram 33 mortes no trânsito. Já neste ano, de janeiro a agosto, foram 18 mortes, sendo que nos dois últimos meses de registro (julho e agosto), não houve nenhuma morte no trânsito.

As câmeras vão conseguir flagrar irregularidades, como veículo parado sobre a faixa de pedestre, estacionamento em local proibido, deixar de dar preferência ao pedestre na travessia, conversão em local proibido, fila dupla, uso do celular, falta de cinto de segurança, motociclistas trafegando sem capacete, entre outras.

As infrações serão lavradas somente quando for detectada ao vivo no ato do cometimento pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) de Trânsito da Urbes. Ou seja, nenhum condutor será autuado com imagens gravadas e arquivadas.

A fiscalização por meio de câmeras está permitida desde 2015, por meio da resolução 532 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Os locais onde haverá vídeo-monitoramento serão devidamente sinalizados com placas, alertando o condutor para que redobre a sua atenção ao trafegar por tais trechos.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP