Blitz educativa da Operação Lei Seca conscientiza motoristas


17/11/2017


A Urbes – Trânsito e Transportes realizou na manhã desta sexta-feira (17) uma blitz educativa da Operação Lei Seca em Sorocaba. Os motoristas que passaram, entre 9h e 10h30, pela rua Ossis Salvestrini Mendes, no Jardim Santa Rosália, foram orientados da proibição de dirigir veículo automotor após consumir bebidas alcoólicas e os riscos.

Na ocasião, os funcionários da Urbes conversaram com os condutores para lembrar que as autoridades de trânsito estão nas ruas para coibir o uso de bebidas alcoólicas atreladas à condução de veículos. Além disso, materiais educativos foram distribuídos para reforçar as informações.

O técnico em eletrônica, Marcio José Sartori, foi abordado na blitz e disse que ações educativas sobre o assunto são muito importantes. “Ainda mais agora que as festividades de Natal estão chegando, o que aumenta os índices de acidente no trânsito ocasionado por ingestão de álcool. Por isso a população deve ser alertada”, observou.

Outro motorista que participou foi o analista de sistemas, Valdir Mendes. “Nem todos têm acesso às informações acerca da lei, por isso são muito valorosas ações como esta, porque além de ser proibido, podem gerar acidentes sérios”, disse.

 

Lei

Quem for flagrado sob efeito de álcool (com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é gravíssima (7 pontos na CNH), com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 5.869,40.

Já o condutor que atingir ou ultrapassar o limite de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões comete crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP