Programa "Faixa Viva" foi tema de palestras em empresas de Sorocaba


16/10/2017


Nesta segunda-feira (16), a Urbes – Trânsito e Transportes realizou palestras do Programa de Trânsito "Faixa Viva" com grupos de funcionários da Moto Peças Transmissões e do Grupo Automec. A ação é uma das estratégias para educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito e o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança e evitando atropelamento nas vias da cidade.

O programa atende a lei municipal nº 10.446/2013, que instituiu o Programa de Trânsito "Faixa Viva". Além disso, garante o cumprimento do artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei federal nº 9.503 de 23/09/97, que assegura aos pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim a prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica.

O grande desafio da Urbes é promover a mudança de comportamento dos sorocabanos, como, por exemplo, dar a prioridade ao pedestre parando com seu veículo com segurança sem provocar acidentes.

Durante a palestra, a Urbes abordou a fragilidade do pedestre e a necessidade do respeito de outros modais, e a importância da comunicação entre os usuários da via, como, por exemplo, a sinalização que uma pessoa deve fazer para mostrar a sua intenção de atravessar a via e assim garantir a sua segurança.

A ideia é educar a todos. O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. Já os motoristas devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.

Até sexta-feira (20), a Urbes levará a ação educativa a outros locais. Confira a programação:

 

Dia 17 (terça-feira)

Palestra Faixa Viva

Horário: 15h

Local: Moto Peças Transmissões

 

Dia 18 (quarta-feira)

Palestra Faixa Viva

Horário: 9h

Local: Moto Peças Transmissões

 

Palestra Faixa Viva

Horário: 14h30 e 15h40

Local: Aurora Terminais e Serviços Ltda.

 

Dia 20 (sexta-feira)

Palestra Faixa Viva

Horário: 9h

Local: Moto Peças Transmissões

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP