Urbes ensina terceira idade a pedalar


11/10/2017


 

Na manhã desta quarta-feira (11), grupos de idosos participaram de mais uma aula prática da Escola do Pedala para Terceira Idade no Clube do Idoso "Carlos Alberto Moura Pereira da Silva". Realizada pela Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social, a ação faz parte do Programa Mobilidade na Terceira Idade e visa ensinar os idosos a andar de bicicleta, além de aprimorar as habilidades daqueles que já sabem pedalar. 

Na aula prática, supervisionados por instrutores da Urbes, os alunos aprendem a manter o equilíbrio na bicicleta e a pedalar seguindo um trajeto completo, recebendo instruções sobre como frear e fazer curvas. Eles também são orientados sobre regras de trânsito envolvendo bicicletas, compartilhamento das vias com diferentes modais, noções de segurança pessoal e coletiva, importância da prática regular de exercícios físicos e possibilidade de transporte por intermédio das bicicletas.

Miriam Carlos Patrício, de 71 anos de idade, participou da aula prática e disse que, além de aprender a andar de bicicleta, curou-se de uma doença. "Tive crise de labirintite, andava de carro e me sentia mal. Depois que comecei a participar das aulas, a doença sumiu completamente. A prática proporcionou equilíbrio para o meu cérebro. Sem contar que fiz várias amizades queridas e aprendi a andar de bicicleta, por isso encorajo outros idosos a participarem", declarou.

Isabel Peres Belato, de 82 anos de idade, participa de várias atividades do Clube Do Idoso e há um mês iniciou suas aulas para aprender a andar de bicicleta. "Estou na fase de aprender a me equilibrar. Nunca tinha subido em uma bicicleta e hoje estou contente porque já estou desenrolando. E isso graças a esses instrutores maravilhosos e atenciosos. O meu objetivo agora é comprar uma bicicleta e vir pedalando para aula", garantiu a aluna.  

Com a realização da Escola do Pedala para Terceira Idade, a meta da Urbes é formar um grupo de ciclistas desta faixa etária, consciente da maneira correta de pedalar nas ciclovias e de mais vias da cidade, além de promover a saúde por meio da atividade física. Mais informações sobre esta e outras atividades podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331.5000 ou pelo Fale Conosco disponível no site da Urbes: www.urbes.com.br.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP