Gestantes do Wanel Ville receberão palestra sobre a importância da cadeirinha


09/10/2017


A Urbes – Trânsito e Transportes realizará nesta terça-feira (10), às 10h, uma palestra da Campanha "Meu Tesouro, Meu Bebê" para um grupo de gestantes da Unidade de Saúde da Família (USF) do Wanel Ville. A finalidade é alertar e orientar as futuras mamães sobre a importância da segurança dos pequenos nos veículos.

O objetivo da campanha da Urbes é chamar a atenção sobre a importância do uso do dispositivo de segurança correto para as crianças, conforme suas faixas etárias, pesos e tamanhos. A ideia é também fazer um apelo aos pais sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito para que as crianças deixem de ser vítimas fatais em acidentes pelo não uso da cadeirinha.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar crianças em veículo automotor sem a devida segurança estabelecida configura-se como infração gravíssima, cuja penalidade é multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

 

Dispositivos de segurança

Para preservar a integridade física da criança durante o transporte em veículos, é importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao automóvel. Os pais devem ficar atentos às instruções do manual das cadeiras especiais para que o dispositivo seja instalado no veículo de forma correta. Confira abaixo os tipos de dispositivos de segurança:

– bebê conforto ou conversível: de costas para o motorista (para crianças de até um ano de idade);

– cadeirinha: voltada à frente do veículo, na posição vertical (para crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos);

– assento de elevação: atrelado ao cinto de segurança de três pontos (para crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio);

– cinto de segurança de três pontos: no banco traseiro (para crianças a partir de sete anos e meio).

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP