Funcionários da Urbes foram treinados para atendimento em primeiros socorros


06/10/2017


O sargento Valdinei Falco, do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, realizou nesta sexta-feira (6) um treinamento para atendimento em primeiros socorros com funcionários da Urbes – Trânsito e Transportes. As atividades marcaram o último dia da 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).

Com o tema "O momento de ter segurança é agora", a Sipat foi realizada pela Urbes e teve como intuito dar orientações de segurança no trabalho e de saúde, promovendo assim a prevenção de acidentes e o bem-estar dos funcionários.

Falco ministrou um curso repleto de informações, instruções e técnicas de socorro pré-hospitalar, para que os participantes aprendessem os procedimentos corretos de reanimar uma vítima enquanto aguarda pelo resgate. Segundo ele, seja no ambiente de trabalho, na residência ou em qualquer outro lugar, é o atendimento prévio que pode salvar uma vida. 

O sargento orientou os funcionários da Urbes de uma maneira dinâmica sobre as técnicas corretas de como fazer uma massagem cardíaca, desengasgamento em adultos, em si mesmo e em bebês e crianças. Ele também abordou como prestar socorro em casos de desmaio ou convulsões. Durante todo o treinamento, o grupo pode tirar suas dúvidas, fazer comentários e alguns participantes foram voluntários para auxiliar no aprendizado.  

O supervisor do Setor Operacional, Ernesto Faustino Palma, participou da atividade e garantiu que foi tudo bem detalhado. "Foi muito esclarecedor. Já acompanhei várias aulas de primeiros socorros, mas sempre aprendo um detalhe novo. Hoje a questão do desengasgamento ficou bem esclarecido para mim", comentou.  

Para o motorista Fabio Pantojo, a aula ajudou a recapitular o conhecimento que já possui. "Entendo perfeitamente como o auxílio pré-hospitalar é essencial. Uma vez, felizmente, foi graças a uma massagem cardíaca que consegui reanimar um idoso que tinha sofrido infarto, enquanto aguardava o resgate", contou.

Outra atração foi o grupo de teatro Nativos Terra Rasgada, que apresentou paródias divertidas e animadas com o tema prevenção de acidentes, com o objetivo de ressaltar que todos precisam fazer a sua parte para dispor de um ambiente de trabalho mais seguro.    

 

 




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP