Peça “Um amigo especial no trânsito” fez últimas apresentações na sexta passada


13/10/2008


Chegou ao fim, na sexta-feira (10), a temporada do espetáculo infantil “Um amigo especial no trânsito”, apresentado no auditório do Sest/Senat, desde o dia de 18 de setembro, quando foi aberta a Semana Nacional de Trânsito, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes. 

Ao todo, cerca de sete mil crianças assistiram ao espetáculo encenado por guardas municipais e agentes de trânsito, em três sessões: às 8h30, 10h30 e 15h. “Um amigo especial no trânsito” conta a estória de um extraterrestre que se perdeu da nave e aproveitou a visita à Terra pra conhecer as regras do trânsito e noções de cuidados com o meio ambiente.

Quem ama cuida

Este ano, o tema escolhido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) foi “A criança no trânsito.” Sorocaba foi além desse slogan e adotou uma importante mensagem: Quem ama cuida! Várias atividades foram programadas além do período da semana (18 a 25 de setembro) para envolver especialmente as crianças, mas sem deixar de lado os responsáveis por elas. 

Além do teatro, ainda está sendo realizada uma feirinha de trânsito, onde a turminha poderá percorrer o novo miniciruito criado pela Urbes, receber orientações de agentes de trânsito e também colorir uma cartilha relacionada ao tema. 

Quase duas mil mortes por ano

Todos os anos, quase duas mil crianças morrem no Brasil vítimas de atropelamentos, colisões entre veículos, ou são atingidas quando andam de bicicleta. Os dados são do Denatran, que quer chamar a atenção dos condutores e pedestres para reverter esses números.

Saiba como é o transporte correto e seguro

O transporte correto das crianças pode reduzir sensivelmente a gravidade das lesões e óbitos em acidentes de trânsito, bem como evitar autuações em decorrência ao descumprimento da lei (Artigo 64 do CTB). 

Conduzir crianças de até 10 anos de idade só é permitido no banco traseiro do veículo, com a utilização do cinto de segurança ou acomodadas em assentos conforme o peso e a altura. 

O bebê jamais deve ser transportado no colo, pois em caso de desaceleração ou colisão, pode ser esmagado com o peso da pessoa que o leva no colo, ou mesmo, serem projetados para fora do carro. 

Desde a saída da maternidade, o bebê já deve ser acomodado em cadeira própria, também conhecida como bebê-conforto, pois são confortáveis e adequadas aos recém-nascidos. Devem ser instaladas no banco traseiro e voltadas para trás (de costas para o motorista). Instalada dessa maneira, o bebê estará seguro, pois com idade inferior a um ano, a cabeça representa quase metade do seu peso total. 

Quando transportadas no banco traseiro, as crianças têm entre 35 a 50% menos chances de serem vítimas fatais em acidentes. Quando acomodadas em cadeiras de segurança instaladas e usadas corretamente, o índice vai para 71%. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a criança só poderá ser transportada no banco dianteiro, caso o automóvel não disponha de banco traseiro (como caminhonetes) ou, ainda, caso não haja espaço no banco traseiro, desde que todas as normas de segurança sejam obedecidas. A Urbes lembra que quando há mais de uma criança a ser transportada, a de maior idade e estatura é que deve ser conduzida na frente. 

Já em motocicletas, apesar do fascínio que os pequeninos têm por elas, o CTB penaliza com multa gravíssima e suspensão do direito de dirigir, o motociclista que transportar crianças menores de sete anos. 

O presidente da Urbes, Renato Gianolla, destaca que ao contratar os serviços de transporte escolar, é imprescindível que os pais ou responsáveis observem fatores como “a existência de cinto de segurança para todos os passageiros do veículo e, ainda, se o veículo utilizado e o condutor estão devidamente regularizados junto à Urbes”. 

Gianolla enfatiza que as atividades da campanha deste ano estão chegando ao fim, “mas o nosso trabalho continua nas escolas, nas entidades que quiserem receber a minicidade ou palestras. A nossa semente é plantada diariamente para que possamos colher frutos num futuro breve”, conclui o engenheiro Renato.





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