Semana Nacional do Trânsito


01/10/2008


A Feirinha do Trânsito, que já passou pelo Sorocaba e pelo Esplanada Shopping, até a próxima sexta-feira (3) pode ser visitada no Shopping Panorâmico, das 10h às 22h. Em apenas três dias, a feirinha já recebeu cerca de mil crianças. 

E desde que foi montada, no dia 18 de setembro, a feira já recebeu, ao todo, a visita de aproximadamente 3.500 crianças com idades entre três e seis anos. 

Além de receber orientações, pedalar pelo minicircuito, assistir a filmes e colorir desenhos educativos, as crianças também podem se divertir com o boneco Jacinto, criado pela Urbes para alertar as pessoas sobre a importância do uso do cinto de segurança.

Peça também faz sucesso

Até esta quarta-feira (1º), mais de 4.300 mil crianças já assistiram ao espetáculo “Um amigo especial no trânsito”, que conta a estória de um extraterrestre que se perdeu da nave e aproveitou a visita à Terra pra conhecer as regras do trânsito. 

A peça, encenada por guardas municipais e agentes de trânsito, estreou no último dia 18 e continua em cartaz até o dia 10 de outubro, no auditório do SEST / SENAT, que fica no Alto da Boa Vista. 

A Urbes – Trânsito e Transportes adotou como slogan da Semana Nacional de Trânsito, cujo tema proposto pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) este ano foi “A criança no trânsito”, a frase “Quem ama cuida!”

Programação completa

Peça teatral “Um amigo especial no trânsito”
De 18/09 a 10/10
Horários: 8h30, 10h30 e 15h
Local: Auditório do SEST / SENAT

Feirinha do Trânsito
Até 03/10
Horário: 10h às 22h
Local: Shopping Panorâmico

De 06 a 10/10
Horário: 9h às 16h
Local: Parque das Águas

De 13 a 14/10
Horário: 9h às 16h
Local: Paço Municipal

Transporte correto e seguro

O transporte correto das crianças pode reduzir sensivelmente a gravidade das lesões e óbitos em acidentes de trânsito, bem como evitar autuações em decorrência ao descumprimento da lei (Artigo 64 do CTB). 

Conduzir crianças de até 10 anos de idade só é permitido no banco traseiro do veículo, com a utilização do cinto de segurança ou acomodadas em assentos conforme o peso e a altura. 

O bebê jamais deve ser transportado no colo, pois em caso de desaceleração ou colisão, pode ser esmagado com o peso da pessoa que o leva no colo, ou mesmo, serem projetados para fora do carro. 

Desde a saída da maternidade, o bebê já deve ser acomodado em cadeira própria, também conhecida como bebê-conforto, pois são confortáveis e adequadas aos recém-nascidos. Devem ser instaladas no banco traseiro e voltadas para trás (de costas para o motorista). Instalada dessa maneira, o bebê estará seguro, pois com idade inferior a um ano, a cabeça representa quase metade do seu peso total. 

Quando transportadas no banco traseiro, as crianças têm entre 35 a 50% menos chances de serem vítimas fatais em acidentes. Quando acomodadas em cadeiras de segurança instaladas e usadas corretamente, o índice vai para 71%. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a criança só poderá ser transportada no banco dianteiro, caso o automóvel não disponha de banco traseiro (como caminhonetes) ou, ainda, caso não haja espaço no banco traseiro, desde que todas as normas de segurança sejam obedecidas. A Urbes lembra que quando há mais de uma criança a ser transporta, a de maior idade e estatura é que deve ser conduzida na frente. 

Já em motocicletas, apesar do fascínio que os pequeninos têm por elas, o CTB penaliza com multa gravíssima e suspensão do direito de dirigir, o motociclista que transportar crianças menores de sete anos. 

Os técnicos da Urbes reforçam que, ao contratar os serviços de transporte escolar, é imprescindível que os pais ou responsáveis observem fatores como a existência de cinto de segurança para todos os passageiros do veículo e, ainda, se o veículo utilizado e o condutor estão devidamente regularizados junto à Urbes. 








CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP