Jacinto anima a garotada na Feirinha do Trânsito


25/09/2008


O boneco Jacinto tem sido a grande atração da Feirinha do Trânsito montada no Esplanada Shopping desde a última terça-feira (23). Criado pela Urbes – Trânsito e Transportes, ele recepciona as crianças que chegam à feira e explica pra elas a importância do uso do cinto de segurança. 

A feirinha, que também já passou pelo Sorocaba Shopping e vai para o Panorâmico na próxima segunda-feira (29), já recebeu a visita de cerca de 2.000 crianças. Alunos de 16 centros de educação infantil municipais e particulares de Sorocaba e Votorantim. 

Além dessa turminha, outras crianças que foram passear no shopping também quiseram parar pra conferir as atrações que podem ser vistas no Esplanada, das 10 às 22h, até sábado, dia 27. 

A Urbes lembra que a feirinha é apenas uma das atividades da Semana Nacional de Trânsito que foi aberta no último dia 18, e cujo tema escolhido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) este ano foi “A criança no trânsito.”

Programação completa

Peça teatral “Um amigo especial no trânsito”
De 18/09 a 10/10
Horários: 8h30, 10h30 e 15h
Local: Auditório do SEST / SENAT

Feirinha do Trânsito
De 23 a 27/09
Horário: 10h às 22h
Local: Esplanada Shopping

De 29/09 a 03/10
Horário: 10h às 22h
Local: Shopping Panorâmico

De 06 a 10/10
Horário: 9h às 16h
Local: Parque das Águas

De 13 a 14/10
Horário: 9h às 16h
Local: Paço Municipal

Espetáculo do Zequinha

Dias 27 e 30 de setembro
Horários: 13h, 14h45 e 16h30
Locais: Esplanada e Panorâmico Shoppings

Transporte correto e seguro

O transporte correto das crianças pode reduzir sensivelmente a gravidade das lesões e óbitos em acidentes de trânsito, bem como evitar autuações em decorrência ao descumprimento da lei (Artigo 64 do CTB). 

Conduzir crianças de até 10 anos de idade só é permitido no banco traseiro do veículo, com a utilização do cinto de segurança ou acomodadas em assentos conforme o peso e a altura. 

O bebê jamais deve ser transportado no colo, pois em caso de desaceleração ou colisão, pode ser esmagado com o peso da pessoa que o leva no colo, ou mesmo, serem projetados para fora do carro. 

Desde a saída da maternidade, o bebê já deve ser acomodado em cadeira própria, também conhecida como bebê-conforto, pois são confortáveis e adequadas aos recém-nascidos. Devem ser instaladas no banco traseiro e voltadas para trás (de costas para o motorista). Instalada dessa maneira, o bebê estará seguro, pois com idade inferior a um ano, a cabeça representa quase metade do seu peso total. 

Quando transportadas no banco traseiro, as crianças têm entre 35 a 50% menos chances de serem vítimas fatais em acidentes. Quando acomodadas em cadeiras de segurança instaladas e usadas corretamente, o índice vai para 71%. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a criança só poderá ser transportada no banco dianteiro, caso o automóvel não disponha de banco traseiro (como caminhonetes) ou, ainda, caso não haja espaço no banco traseiro, desde que todas as normas de segurança sejam obedecidas. A Urbes lembra que quando há mais de uma criança a ser transporta, a de maior idade e estatura é que deve ser conduzida na frente. 

Já em motocicletas, apesar do fascínio que os pequeninos têm por elas, o CTB penaliza com multa gravíssima e suspensão do direito de dirigir, o motociclista que transportar crianças menores de sete anos. 

Os técnicos da Urbes reforçam que, ao contratar os serviços de transporte escolar, é imprescindível que os pais ou responsáveis observem fatores como a existência de cinto de segurança para todos os passageiros do veículo e, ainda, se o veículo utilizado e o condutor estão devidamente regularizados junto à Urbes.




CANAL DE ATENDIMENTO

(15) 3519-3100

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta das 8h às 17h - Multas das 8h às 16h30

ENDEREÇO

Rua Chile, 401 - Barcelona - CEP 18.025-280 - Sorocaba/SP